Plataforma digital permite ao usuário cancelar ou confirmar consultas pelo Whatsapp.
Atendimento mais rápido, seguro e automatizado. O processo de modernização do sistema de saúde da cidade de Búzios, na Região dos Lagos, continua a todo vapor. Na quarta-feira (21), a prefeitura anunciou o lançamento do e-saúdebúzios, plataforma digital que garante a transparência no processo das demandas geradas pela população por meio do WhatsApp.
As funcionalidades da plataforma digital serão inseridas em etapas. A primeira, já em funcionamento, é a chamada ‘mensageria’, em que o morador recebe pelo seu celular um lembrete da consulta e/ou exame. Caso o paciente não possa comparecer, pode clicar no link que vai na mensagem e desmarcar, evitando o preparo para um exame que não será realizado e, em caso de consulta, abrindo vaga para outro paciente da fila.
A ação evita que pacientes percam consultas, sendo avisados previamente, evitando o desperdício de vagas que serão automaticamente destinadas a outro morador em caso de desistência do anterior. As mensagens serão enviadas automaticamente, em seguida basta que o número seja salvo na agenda para a continuação do serviço.
O objetivo é integrar a Secretaria, Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Secretário Municipal de Saúde, Leônidas Heringer destacou a importância de um sistema digitalizado. “Até aqui Búzios nunca teve de verdade um sistema digital integrado de Saúde, por isso houve transtornos iniciais dada a necessidade de alguns munícipes precisarem ser recadastrados. Mas agora o processo está em pleno funcionamento e o que será visto é uma revolução de comunicação e integração entre a Secretaria de Saúde e a população”, afirmou.
As próximas etapas incluirão na plataforma digital e-saúdebúzios um menu de serviços, em que, a partir de comandos simples e intuitivos, o usuário é direcionado para os demais serviços da Saúde municipal. Assim, a expectativa do município é evitar deslocamentos desnecessários, aglomerações e dar celeridade ao processo.
Ainda segundo o município, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado, tudo pelo celular.
O plano de implantação total da automação integral será de seis meses, e a primeira ação foi a de identificação de falhas existentes no antigo sistema. O objetivo foi corrigir equívocos e problemas que geravam lentidão e imprecisão no atendimento ao usuário morador de Búzios. No estágio final do e-saúdebúzios o cidadão poderá também marcar consultas e exames online.
Uma nova empresa está responsável pelo processo de automação da rede e todos os processos de Saúde serão, por meio do novo sistema, atualizados e disponibilizados automaticamente no Portal da Transparência.
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