Búzios lança plataforma digital para agilizar atendimentos e consultas em saúde

Atendimento mais rápido, seguro e automatizado. O processo de modernização do sistema de saúde da cidade de Búzios, na Região dos Lagos, continua a todo vapor. Na quarta-feira (21), a prefeitura anunciou o lançamento do e-saúdebúzios, plataforma digital que garante a transparência no processo das demandas geradas pela população por meio do WhatsApp.

As funcionalidades da plataforma digital serão inseridas em etapas. A primeira, já em funcionamento, é a chamada ‘mensageria’, em que o morador recebe pelo seu celular um lembrete da consulta e/ou exame. Caso o paciente não possa comparecer, pode clicar no link que vai na mensagem e desmarcar, evitando o preparo para um exame que não será realizado e, em caso de consulta, abrindo vaga para outro paciente da fila.

A ação evita que pacientes percam consultas, sendo avisados previamente, evitando o desperdício de vagas que serão automaticamente destinadas a outro morador em caso de desistência do anterior. As mensagens serão enviadas automaticamente, em seguida basta que o número seja salvo na agenda para a continuação do serviço.

O objetivo é integrar a Secretaria, Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Secretário Municipal de Saúde, Leônidas Heringer destacou a importância de um sistema digitalizado. “Até aqui Búzios nunca teve de verdade um sistema digital integrado de Saúde, por isso houve transtornos iniciais dada a necessidade de alguns munícipes precisarem ser recadastrados. Mas agora o processo está em pleno funcionamento e o que será visto é uma revolução de comunicação e integração entre a Secretaria de Saúde e a população”, afirmou.

Próximas etapas da plataforma digital

As próximas etapas incluirão na plataforma digital e-saúdebúzios um menu de serviços, em que, a partir de comandos simples e intuitivos, o usuário é direcionado para os demais serviços da Saúde municipal. Assim, a expectativa do município é evitar deslocamentos desnecessários, aglomerações e dar celeridade ao processo.

Ainda segundo o município, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado, tudo pelo celular.

O plano de implantação total da automação integral será de seis meses, e a primeira ação foi a de identificação de falhas existentes no antigo sistema. O objetivo foi corrigir equívocos e problemas que geravam lentidão e imprecisão no atendimento ao usuário morador de Búzios. No estágio final do e-saúdebúzios o cidadão poderá também marcar consultas e exames online.

Uma nova empresa está responsável pelo processo de automação da rede e todos os processos de Saúde serão, por meio do novo sistema, atualizados e disponibilizados automaticamente no Portal da Transparência.

Posts Recentes

Flávio Bolsonaro diz que PL não estará com Paes

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a aproximação entre o prefeito Eduardo Paes (PSD) com…

19 minutos atrás

PROENH-RJ promove capacitação hoteleira em Paty do Alferes

O PROENH-RJ, programa de encontros voltado à capacitação do setor hoteleiro, promovido pela Associação Brasileira…

53 minutos atrás

Vice-primeiro-ministro de Cuba visita Maricá e reforça parceria na saúde

A Prefeitura de Maricá recebeu, na última terça-feira (4), a visita do vice-primeiro-ministro de Cuba,…

1 hora atrás

UniFriday: mês de descontos especiais na UniSecovi Rio

Novembro chegou com uma oportunidade imperdível para quem busca atualização profissional no mercado imobiliário. Durante…

23 horas atrás

CDLRio e SPC celebram 70 anos de inovação e protagonismo

Neste 2025, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRJ) e o Serviço…

1 dia atrás

Senac RJ oferece cursos gratuitos de beleza em Barra do Piraí

O Senac RJ, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí…

1 dia atrás