Região dos Lagos
AVANÇO

Búzios: projeto quer modernizar sistema de fiação em área turística

O objetivo é substituir a fiação aérea por uma rede totalmente subterrânea. O trecho contemplado será entre Rua das Pedras e Praça dos Ossos.

Compartilhe:
24 de outubro de 2024
Julio Cesar
Búzios: projeto quer modernizar sistema de fiação em área turística
Um dos principais cartões-postais de Búzios será beneficiado.

A Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, desenvolve projeto para modernizar a infraestrutura da cidade e reduzir a poluição visual em áreas turísticas. O órgão avança com a iniciativa de aterramento das redes de distribuição elétrica e de telecomunicações.

O secretário de Obras e Projetos, Lucas Lima, participou de reunião na capital fluminense com o Deputado Federal Júlio Lopes para discutir o suporte técnico. Além disso, o encontro abordou a viabilidade de recursos para a execução do projeto.

“Estamos lutando para acabar com a poluição visual, que prejudica não só o turismo, mas a qualidade de vida da nossa população. Esse projeto é um grande passo para uma cidade mais limpa e moderna”, afirmou o prefeito Alexandre Martins.

Um dos principais cartões-postais de Búzios será beneficiado

A proposta envolve o trecho que vai da Rua das Pedras até a Praça dos Ossos. Desta forma, o projeto passará pela Orla Bardot, um dos principais cartões-postais da cidade. “Nosso objetivo é substituir a fiação aérea por uma rede totalmente subterrânea, eliminando os fios pendurados que comprometem a estética do local”, explicou Lucas. Ele destacou que o deputado Júlio Lopes se mostrou disposto a intermediar as negociações com as concessionárias envolvidas.

O secretário citou os diversos benefícios do projeto. “A proposta visa desobstruir o passeio público, com a remoção dos postes, proporcionando melhores condições de tráfego, o que assegura acessibilidade ao trecho de intervenção do projeto”, destacou.

Benefícios também para a segurança

Além de melhorar a estética urbana, o projeto traz benefícios de segurança e eficiência. Segundo os envolvidos na iniciativa, isso é possível já que a fiação subterrânea é menos suscetível a danos climáticos e acidentes. O recente caso de desabamento de fiação em São Paulo foi citado na reunião como um exemplo da urgência de ações preventivas.

O próximo passo é concluir o alinhamento técnico com as concessionárias e garantir os recursos necessários para o início das obras.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.