Meio Ambiente
Saneamento

Prolagos implementa rede coletora de esgoto no bairro Brava, em Búzios

Plano de Investimentos da Prolagos prevê a construção de 40 quilômetros de rede separadora de esgoto no município de Búzios até 2026.

Compartilhe:
13 de junho de 2022
Prolagos implementa rede coletora de esgoto no bairro Brava, em Búzios
Intervenção beneficiará 130 famílias em Búzios. Crédito: Divulgação / Prolagos

A concessionária Prolagos, responsável pelo saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos, iniciou a implementação de cerca de mil metros de rede coletora de esgoto no bairro Brava, no município de Armação dos Búzios.

Iniciada na rua Alfredo Silva, a obra será realizada em outros cinco logradouros: São Cristóvão, Sete, Onze, Caiçara e Travessa da Usina, garantindo mais saúde, qualidade de vida e proteção ao Meio Ambiente. A ação faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, que prevê a construção de 40 quilômetros de rede separadora de esgoto no município até 2026.

Com a intervenção, as ruas do Brava se unem a bairros que já contam com rede separadora de esgoto como: Centro, Capão, Manguinhos, Geribá, João Fernandes, Ferradura, entre outros. “A Prolagos vem executando várias obras aqui no município e essa é uma parceria muito importante, pois sempre que vamos na concessionária, nossas demandas são atendidas. Só no nosso governo, já foram implantados cerca de 5.764 metros de rede de esgoto”, ressalta Miguel Pereira, vice-prefeito e secretário de Obras, Drenagem e Saneamento do município de Búzios.

Prolagos pede participação dos moradores

O esgoto captado pela nova rede será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto de Búzios, localizada no bairro São José, que tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia. “Além das residências, o local possui uma grande hotéis e pousadas. Implantar a rede coletora no local vai garantir a destinação correta do efluente, protegendo o meio ambiente e as belas praias buzianas, mas é necessário que o morador também faça a sua parte”, pontua José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Vale lembrar que quando a rede coletora de esgoto tiver em operação os proprietários de imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede, adequando o sistema interno, desativando a fossa domiciliar e fazendo a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.