Região dos Lagos
Debate

Búzios sedia encontro nacional sobre turismo regional

Evento reunirá representantes de todo o país para alinhar estratégias e fortalecer as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

Compartilhe:
12 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Búzios sedia encontro nacional sobre turismo regional
"Rodada de Experiências das IGRs do Brasil" reunirá lideranças do turismo para debater estratégias e apresentar novas diretrizes para o setor. (Foto de reprodução da internet)

Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, é palco da Rodada de Experiências das IGRs do Brasil, um encontro nacional que reunirá representantes do turismo de diversas regiões do país com o objetivo de compartilhar boas práticas e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). A programação ocorrerá no Hotel Atlântico Búzios, na Orla Bardot.

A iniciativa é promovida pelo Ministério do Turismo, por meio da Coordenação-Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo (CGDTur/DEOTur/SNPTur/MTur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a TurisRio, a IGR da Região Turística Costa do Sol e a Prefeitura de Armação dos Búzios.

A abertura oficial teve palestra de Ana Carla Moura, coordenadora-geral do MTur, que apresentará as novas ações de avanço da regionalização no país. “Este encontro é uma oportunidade para alinharmos estratégias e fortalecermos a governança em rede. Apresentaremos as novas normas e ações para o Mapa do Turismo e o Programa de Regionalização, ferramentas essenciais para que municípios e regiões turísticas possam se estruturar, ampliar o acesso a políticas públicas e desenvolver produtos mais competitivos e sustentáveis”, destacou.

Encontro nacional reforça a articulação entre esferas municipal, estadual e federal

O evento contará ainda com a participação do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e da secretária de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, reforçando a articulação entre esferas municipal, estadual e federal.

A expectativa é que a rodada consolide os próximos passos para o fortalecimento do turismo regional no Brasil, ampliando o papel das IGRs como articuladoras do desenvolvimento turístico em seus territórios.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */