Educação
Búzios

Prefeitura de Búzios faz balanço de ação de inclusão nas escolas

Cidade da Região dos Lagos realizou eventos neste mês e ressaltou a importância do ensino que promove a inclusão nas escolas municipais.

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31 de agosto de 2022
Prefeitura de Búzios faz balanço de ação de inclusão nas escolas
O objetivo da ação é fomentar a inclusão na Educação do município.

A Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, fez um balanço da última Semana Inclusiva da cidade, promovida entre os dias 22 e 26 de agosto. O município informou que promoveu não só acessibilidade, mas valorização da educação de qualidade, pluralidade e integração social. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia incluiu diversas ações como oficinas, lives, exposição de artes, teatro e palestras nas unidades escolares

O objetivo é fomentar a Educação Inclusiva no município. Segundo  o comunicado do município, “a Educação Inclusiva vai além de possibilitar o acesso da pessoa com deficiência à educação de qualidade, entende-se a inclusão como um processo pedagógico e social que valoriza sobretudo a pluralidade, promovendo a integração de toda a sociedade”.

O município ressalta, ainda, que a inclusão escolar se insere nesse processo, que visa oferecer educação de qualidade a todos, desconsiderando todo e qualquer tipo de discriminação. Nesse sentido, a prefeitura defende que é importante fortalecer a reflexão e o diálogo sobre a inclusão e sua prática no âmbito escolar, enfatizando a importância dos professores de apoio, auxiliares de classe e professores da sala de recursos, que atuam diretamente com os estudantes inclusos.

Inclusão e educação

A educação inclusiva é um modelo de ensino contemporâneo que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização. Com essa visão, o objetivo é que todos os estudantes — crianças, adolescentes e até alunos do ensino superior — tenham direito à educação em um só ambiente.

A proposta da educação inclusiva é valorizar as diferenças e permitir uma convivência respeitosa e diversificada no contexto escolar. Em um primeiro momento, pensamos nas pessoas que apresentam necessidades especiais, devido à segregação que existia em relação a esse grupo de estudantes.