Mesmo em fase inicial, as obras do Valão de Cem Braças, em Búzios, na Região dos Lagos, já mudou a cara do seu entorno. Até o momento, o município já assentou 30% das galerias, o que representa aproximadamente 230 metros. Essa mudança já transformou o local, que antes ficava obstruído em função de chuvas fortes.
Segundo o município, a intervenção tem o objetivo de acabar com os alagamentos nos bairros de Cem Braças, Capão, Tucuns e São José. Ao todo, são mais de 730 metros de valão que serão totalmente fechados. As obras fazem parte do projeto de saneamento básico do município, que almeja alcançar a meta zero de esgoto não tratado na cidade.
Secretário de Ambiente e Urbanismo do município, Evanildo Nascimento diz que a medida é fundamental para garantir saneamento básico. “A Prefeitura busca realizar definitivamente a implantação da rede separativa de esgotamento sanitário em Cem Braças, procedimento que eliminará de vez as contribuições que hoje escapam pelas águas pluviais. Após a instalação e ligações dos sistemas individuais, elas serão encaminhadas a ETE da Prolagos.”, afirmou.
Previsão para fechar o valão de Cem Braças
O secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, também comentou sobre o andamento das obras: “Ainda não chegamos na metade da conclusão da primeira etapa do projeto, e é nítida a melhoria do local. Até o final de junho, o valão estará todo fechado”.
De acordo com o município, a segunda etapa do projeto engloba duplicação da rua Casuarina, com estacionamento em ambos os lados, além de calçadão e ciclovia. O espaço também contará com uma praça com concha acústica, espaço gastronômico, área de exposição e comercial. Parte dos recursos utilizados na execução das obras são do Fundo Municipal do Ambiente.