Região dos Lagos
Segurança

Búzios participa de fórum de enfrentamento à violência doméstica

A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, ressaltou que a prioridade da pasta é prestar um atendimento de qualidade às mulheres

Compartilhe:
22 de novembro de 2023
Vinicius
Búzios participa de fórum de enfrentamento à violência doméstica
Representantes de Búzios estiveram no evento realizado em Fortaleza (CE). Foto: Prefeitura de Búzios

O município de Armação de Búzios, na região dos lagos, participou nesta semana da primeira edição do Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica (FBEVD), organizado pelo Instituto Maria da Penha (IMP).

O evento foi realizado no Hotel Praia do Centro, na praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará, com intuito de promover debates e compartilhar informações, além de discutir dados para o desenvolvimento de mecanismos institucionais de defesa dos direitos da mulher.

Na abertura do evento foram lembradas as 722 vítimas de feminicídios apenas no 1º semestre de 2023, sendo a maioria mulheres negras. Os presentes realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. A Secretaria da Mulher de Búzios enviou duas representantes para o evento: uma do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e outra da Patrulha Maria da Penha.

Secretária de Búzios diz que instituto é referência

A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, ressaltou que a prioridade da pasta é prestar um atendimento de qualidade às mulheres, e este Fórum, promovido pelo Instituto Maria da Penha, é referência por ela.

“Temos o compromisso em prestar um atendimento de qualidade às nossas mulheres, um atendimento acolhedor, humanizado e respeitoso. Este Fórum, promovido pelo Instituto Maria da Penha, que é uma referência nacional em ações pedagógicas no enfrentamento à violência contra a mulher e, sem dúvidas elevará nosso atendimento a outro nível de qualidade”, comentou ela.

De acordo com a fundadora e presidente do Instituto Maria da Penha, Maria da Penha, o fórum busca dimensionar os problemas existentes a partir de dados e estudos sobre a violência doméstica e familiar, além de ajudar a fortalecer os mecanismos institucionais de defesa dos direitos das mulheres. Essa é uma iniciativa que reforça a atuação do Instituto Maria da Penha para mobilizar toda a sociedade em torno dessa causa tão urgente.

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

Para mulheres que estão em situação de violência deve buscar apoio no telefone 180. E em Búzios, as moradoras do município podem acionar a Patrulha Maria da Penha pelo telefone (22) 99103-9695. O CEAM também fornece mais orientações pelo número (22) 99608-2791.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.