O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é no próximo dia 19 de agosto, mas a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, já está com ações e programação para o mês. A primeira acontece no sábado (13), quando será realizado um esquete no Centro da cidade, e a segunda será na quinta (18) com a abordagem social noturna.
De acordo com os organizadores, o objetivo da programação é promover o acesso aos direitos para os acolhidos e também a conscientização da população sobre a importância da ressocialização. O esquete será realizado em parceria com a Agência Missionária Ação Resgate (Amar), instituição religiosa, sem fins lucrativos, que oferece banho, corte de cabelo, refeições, roupa limpa, entre outros serviços, à população em situação de rua.
Médicos para a população em situação de rua
Além disso, a equipe da Secretaria de Assistência Social vai realizar uma abordagem noturna em parceria com a Secretaria de Saúde, que cederá dois médicos e dois enfermeiros para atuar em conjunto com a equipe socioassistencial.
Durante a abordagem, a equipe de saúde vai realizar procedimentos como busca ativa para tuberculose, hanseníase e outras doenças comunitárias, além de oferecer orientações e consultas básicas de saúde.
Já a equipe socioassistencial vai oferecer serviços como acolhimento nos equipamentos municipais; encaminhamentos para emissão de documentos para aqueles que precisarem, além de verificar se há outras violações de direitos.
A programação pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua teve início no dia 2, com o futebol entre os acolhidos da Casa de Passagem x Centro de Acolhimento, realizado no Estádio Municipal Correão. Todas as ações são uma iniciativa da Superintendência de Proteção Social Especial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
A equipe social é formada por representantes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), por representantes da Casa de Passagem, do Centro de Acolhimento e da Superintendência de Proteção Social Especial.