Baixada Fluminense

Calçada Acessível em mais cidades da Baixada Fluminense

O Programa Calçada Acessível, que já está presente em 45 cidades do Estado do Rio de Janeiro, segue em expansão e reforçando parcerias com gestões municipais na Baixada Fluminense. A iniciativa, promovida pela Firjan, tem como objetivo a melhoria da mobilidade urbana por meio da padronização e regulamentação de calçadas acessíveis.

Recentemente, foram firmadas novas parcerias em São João de Meriti e Mesquita, cidades que aderiram às diretrizes do programa com a assinatura de uma carta de intenção. A iniciativa conta com a participação do empresário Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e coordenador do programa, além de uma equipe técnica especializada que oferece suporte na capacitação e implementação dos projetos.

Em São João de Meriti, a parceria foi firmada pela primeira vez, dando início a um trabalho conjunto entre a Firjan e a prefeitura para a elaboração de projetos voltados à mobilidade urbana e acessibilidade. Segundo Marcelo Kaiuca, a iniciativa não apenas organiza o espaço urbano, mas também impulsiona a economia local ao atrair investimentos.

Mesquita, por sua vez, renova a parceria iniciada em 2012. A cidade se tornou um case de sucesso, com a implementação de legislações que normatizam a infraestrutura urbana voltada à acessibilidade. O presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, destacou a importância do programa na reestruturação urbana dos municípios, tornando-os mais acessíveis e atrativos para empresas e moradores.

O arquiteto urbanista Luiz Gustavo Guimarães, especialista da Firjan, ressaltou que o programa já transformou a realidade de diversas cidades, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim e Magé. Segundo ele, a consultoria oferecida pela Firjan contribui significativamente para a melhoria da infraestrutura urbana e a promoção da acessibilidade.

Criado em 2010, o Programa Calçada Acessível é renovado a cada mudança de gestão municipal para revisão dos acordos estabelecidos. Atualmente, estão sendo firmados novos compromissos que serão válidos no período de 2025 a 2028.

Calçada Acessível em outros municípios da Baixada Fluminense

A parceria entre Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) permitiu a expansão do programa para municípios como Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Seropédica. O trabalho realizado analisa as especificidades de cada região, propondo soluções adaptadas à realidade local.

A principal diretriz do programa é a elaboração de um manual técnico para padronização e manutenção de calçadas, assegurando infraestrutura adequada para todos os cidadãos. Com um olhar atento à mobilidade urbana, a iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento das cidades fluminenses.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Deputada Sarah Poncio inaugura gabinete externo em Três Rios

A Deputada Estadual Sarah Poncio (SSD) inaugurou, no último dia 23, um gabinete externo em…

16 horas atrás

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

18 horas atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

18 horas atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

18 horas atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

19 horas atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

19 horas atrás