Prefeito de São João de Meriti, Leo Vieira assina a parceria. (Foto: Divulgação/Firjan)
O Programa Calçada Acessível, que já está presente em 45 cidades do Estado do Rio de Janeiro, segue em expansão e reforçando parcerias com gestões municipais na Baixada Fluminense. A iniciativa, promovida pela Firjan, tem como objetivo a melhoria da mobilidade urbana por meio da padronização e regulamentação de calçadas acessíveis.
Recentemente, foram firmadas novas parcerias em São João de Meriti e Mesquita, cidades que aderiram às diretrizes do programa com a assinatura de uma carta de intenção. A iniciativa conta com a participação do empresário Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e coordenador do programa, além de uma equipe técnica especializada que oferece suporte na capacitação e implementação dos projetos.
Em São João de Meriti, a parceria foi firmada pela primeira vez, dando início a um trabalho conjunto entre a Firjan e a prefeitura para a elaboração de projetos voltados à mobilidade urbana e acessibilidade. Segundo Marcelo Kaiuca, a iniciativa não apenas organiza o espaço urbano, mas também impulsiona a economia local ao atrair investimentos.
Mesquita, por sua vez, renova a parceria iniciada em 2012. A cidade se tornou um case de sucesso, com a implementação de legislações que normatizam a infraestrutura urbana voltada à acessibilidade. O presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, destacou a importância do programa na reestruturação urbana dos municípios, tornando-os mais acessíveis e atrativos para empresas e moradores.
O arquiteto urbanista Luiz Gustavo Guimarães, especialista da Firjan, ressaltou que o programa já transformou a realidade de diversas cidades, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim e Magé. Segundo ele, a consultoria oferecida pela Firjan contribui significativamente para a melhoria da infraestrutura urbana e a promoção da acessibilidade.
Criado em 2010, o Programa Calçada Acessível é renovado a cada mudança de gestão municipal para revisão dos acordos estabelecidos. Atualmente, estão sendo firmados novos compromissos que serão válidos no período de 2025 a 2028.
A parceria entre Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) permitiu a expansão do programa para municípios como Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Seropédica. O trabalho realizado analisa as especificidades de cada região, propondo soluções adaptadas à realidade local.
A principal diretriz do programa é a elaboração de um manual técnico para padronização e manutenção de calçadas, assegurando infraestrutura adequada para todos os cidadãos. Com um olhar atento à mobilidade urbana, a iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento das cidades fluminenses.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Em dias de calor intenso é preciso estar mais atento ao risco de um Acidente…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa…
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (13), o aumento do repasse de R$ 10…
O Projeto de Lei nº 1978/2016, que buscava garantir a permanência de funcionários de condomínios…
O prefeito do Rio Eduardo Paes vem cada vez mais se destacando nacionalmente e agora…
O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que a…