O ministro do STF, Luiz Fux. Crédito: SCO/STF
*Por Paulo Marinho
O relacionamento do Ministro Luiz Fux dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu temperatura máxima, chegando ao ponto de funcionários evitarem contato com todos outros gabinetes. O silêncio quase sepulcral invadiu e tomou entre ministros que se falam na base do bom dia, boa tarde, tipo obas e olás. Até a tradicional festa de confraternização do ano está ameaçada de não ser realizada. Constrangimento é o nome da criança, que faz beicinho e joga no chão o que lhe é oferecido.
Aquele distraído transeunte que percorre o Rio de Janeiro não pode imaginar atividade que mais cresce do que a de pipoqueiro, principalmente no centro da cidade. O diferente entre muitos é o Francisco, que fica estabelecido de segunda à sexta-feira, das 9h às 19 h, na esquina da Rio Branco com 7 de setembro. Muito educado, ele movimenta a massa e sempre atento aos amigos dos alheios (ladrões), que povoam a região. Com estes Francisco é impiedoso e calmo ao mesmo tempo, “aqui não se criam. Sei quando estão com fome de roubar”, diz ele há mais de 10 anos trabalhando no local .
O tempo não intimidou amigos, admiradores da afrodescendente, escritora Ana Maria Gonçalves, na sua posse como mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras, na última sexta-feira (07). Minha raça – também sou afrodescendente – marcava presença em grande número, conseguimos chegar àquele jargão popular, ” juntos e misturados”, se fez presente. Cumpriram todos protocolos: animaram, respeitaram, chegaram na hora certa, jantaram, incentivaram a Conceição Evaristo a não desistir de se candidatar e no final, como é de praxe, finalizaram a noite, no Aconchego Carioca, na praça da Bandeira. Definindo: evento para não tirar, nem por. Maravilha.
Como poucos sabem e muitos desconhecem aquele garoto franzino cresceu, estudou e nas horas vagas batia suas peladinhas na Tijuca, bairro onde nasceu. Jogou no América – verdade com testemunho de duas pessoas que merecem créditos: Ronaldo Boscoli e Mario Jorge Lobo Zagallo. Na ponta esquerda detonou vários laterais como bom driblador.
O tempo passou quando a vida contratou um lateral direito vigoroso, sem ser violento, que não dava espaço e não o deixava chegar à linha de fundo. Aí, terminou a carreira promissora do jogador de futebol Arnaldo Niskier. Não tendo outro jeito e Deus como testemunha, foi secretário de educação dos bons, presidente da Academia Brasileira de Letras e hoje, para alegria dos seus inúmeros simpatizantes, desfila com o lateral direito que o fez deixar o futebol: Ruth Niskier. Parafraseando o cantor e compositor, Ivan Lins, “o amor tem certas coisas que até mesmo Deus duvida. Já curou desenganados, já curou tantas feridas”. Fui instado a escrever sobre o professor Arnaldo Niskier por ser um dos seus fiéis admiradores.
Creio ser vergonhoso a desfaçatez dos nossos governantes – todos tentam pegar carona politizando mortes no complexo do Alemão e da Penha. Ontem (domingo), em o Globo, uma excelente matéria assinada pelos repórteres Roberta de Souza e Selma Schmidt e a veterana Vera Araújo mostra bem o que é pior está por vir. Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho domina 70, cabendo aos outros a disputa das 20 cidades. A luz vermelha está acesa, é o relatório da Polícia Militar quem diz.
Por hoje é só. DOMÍCIO PROENÇA, um abraço. CONCEIÇÃO EVARISTO, cautela. A sua hora vai chegar. Time do Flamengo, cuidado, ABEL FERREIRA.
*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…
*Por Marcello Barbosa A literatura científica é unânime em afirmar que o exercício físico regular…
Para reduzir os impactos da salinidade sobre a rede elétrica, a Enel Distribuição Rio vem…
Após formar mais de 100 pessoas no curso de Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação…
A cada mês, a Usina Burger renova o seu cardápio com uma receita autoral que…
A campanha de vacinação antirrábica de Mesquita, marcada para o próximo sábado (8), trará uma…