A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, anunciou na terça-feira (18) a instalação de pontos de hidratação gratuitos devido ao calor extremo. A cidade registra temperaturas próximas a 42 ºC, a mais alta do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A iniciativa é uma parceria da prefeitura com a Águas de Niterói. A concessionária instalou bebedouros em três pontos do Centro da cidade: Praça Arariboia, Terminal Sul e Terminal João Goulart, além de outro no Horto do Fonseca. Nos próximos dias, a instalação de novos pontos ocorrerá no Campo de São Bento e no Largo da Batalha.
“A gente está sofrendo uma onda de calor, que é efeito dessas mudanças climáticas que muita gente não acredita. É um período de calor intenso, atípico, que estamos vivendo essa semana no Brasil, no Rio, e especialmente em Niterói. Esses pontos de hidratação para as pessoas beberem água sāo importantes para manter a hidratação e evitar problemas de saúde”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
Calor provocou mudanças na administração pública
A onda de calor também determinou a mudança no horário de trabalho dos garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e de funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Os colaboradores que atuam em funções que exijam esforço físico não trabalharão nas ruas das 11h às 17h. Eles vão atuar em horários alternativos, como manhã e noite. A coleta de lixo não sofrerá alteração. A medida começou a valer na quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (21).
Além disso, desde 22 de janeiro, todos os servidores municipais, motoristas de táxis, ônibus, vans e kombis credenciadas, estão autorizados a utilizar bermudões e bermudas na altura do joelho. A medida, que seguirá até o dia 10 de abril, visa proporcionar maior conforto aos trabalhadores durante o período de calor intenso.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.