Campanha segue para novos distritos no próximo fim de semana. (Foto: Cauã Santana)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (8) a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, imunizando 11.100 cães e gatos nos distritos de Centro e Ponta Negra. A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública e o bem-estar dos animais.
Com mais de 30 postos fixos e volantes espalhados pelos bairros, a ação garantiu o acesso à vacina gratuita e segura, destinada a cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, que não estejam prenhes. O imunizante previne a raiva, doença grave e fatal que também pode ser transmitida aos seres humanos.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o impacto positivo da mobilização. “A vacinação antirrábica é uma ação essencial de saúde pública. O resultado expressivo desta primeira etapa mostra o compromisso e a adesão da população a essa ação de cuidado e prevenção”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou o empenho das equipes envolvidas. “Foi um dia de grande envolvimento e dedicação. As equipes atuaram de forma coordenada para atender a todos com agilidade e acolhimento. Esse resultado é fruto do esforço coletivo e da conscientização da população”, pontuou.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Ronald Marques, reforçou que a campanha continuará nos próximos distritos. “Nosso objetivo é garantir que o maior número possível de cães e gatos esteja protegido. A vacinação é o meio mais eficaz de controle e prevenção da raiva”, disse.
Morador da Mumbuca, Yuri Oliveira, aprovou a ação ao vacinar o cão Thor. “Além de proteger o Thor, sei que também estou contribuindo para a segurança de toda a população. A equipe foi atenciosa e eficiente”, afirmou.
A campanha antirrábica continua no sábado (15), nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, das 9h às 17h. Serão vacinados apenas cães e gatos saudáveis, com idade mínima de três meses. As fêmeas não podem estar gestantes, e os tutores devem ter mais de 18 anos.
É recomendado que cães estejam com coleira, guia e focinheira, e que gatos sejam transportados em caixas adequadas.
Locais de vacinação
Inoã
Itaipuaçu
Postos volantes (Santa Paula)
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…