Região Serrana

Campanha de doação de sangue movimenta o Hemonúcleo de Teresópolis

Reaberto na segunda-feira (2), o Hemonúcleo de Teresópolis, na Região Serrana, deu início a uma importante campanha de doação de sangue, que tem movimentado a unidade com a presença de alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A ação faz parte do Projeto Salve Teresópolis, uma iniciativa que visa sensibilizar os estudantes sobre a importância da doação de sangue, além de oferecer uma experiência prática e educativa na área da saúde.

Com capacidade de coleta diária entre 40 e 70 bolsas de sangue, o Hemonúcleo foi reestruturado recentemente, passando a contar com modernos equipamentos, ambientes acolhedores e uma equipe técnica completa. A unidade atende não só o município de Teresópolis, mas também Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto, ampliando o impacto positivo da campanha.

Projeto Salve Teresópolis engaja universitários em campanha

A expectativa é que cerca de 300 universitários participem do mutirão ao longo dos próximos dias. A campanha é organizada pela Direção Acadêmica das Ciências de Saúde do UNIFESO, sob a supervisão de Ensino, e conta com a autorização da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e da Reitoria do UNIFESO. “Essa campanha proporciona uma experiência inovadora e prática para os nossos alunos, além de conscientizá-los sobre a importância de contribuir para a saúde da comunidade”, destaca Renata Mendes Barboza, supervisora do projeto.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel, expressou sua gratidão pela iniciativa: “Nosso Hemonúcleo está a todo vapor! Agradecemos à FESO, ao UNIFESO, e principalmente aos estudantes, por aderirem a essa nobre campanha. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas.”

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais, acompanhada de um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, assim como não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemonúcleo Municipal de Teresópolis está localizado na Rua Francisco Sá, 299, no bairro da Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para receber doadores de sangue. A campanha espera não apenas aumentar o estoque de sangue, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação regular.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

1 dia atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 dias atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

2 dias atrás