Região Serrana

Campanha de doação de sangue movimenta o Hemonúcleo de Teresópolis

Reaberto na segunda-feira (2), o Hemonúcleo de Teresópolis, na Região Serrana, deu início a uma importante campanha de doação de sangue, que tem movimentado a unidade com a presença de alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A ação faz parte do Projeto Salve Teresópolis, uma iniciativa que visa sensibilizar os estudantes sobre a importância da doação de sangue, além de oferecer uma experiência prática e educativa na área da saúde.

Com capacidade de coleta diária entre 40 e 70 bolsas de sangue, o Hemonúcleo foi reestruturado recentemente, passando a contar com modernos equipamentos, ambientes acolhedores e uma equipe técnica completa. A unidade atende não só o município de Teresópolis, mas também Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto, ampliando o impacto positivo da campanha.

Projeto Salve Teresópolis engaja universitários em campanha

A expectativa é que cerca de 300 universitários participem do mutirão ao longo dos próximos dias. A campanha é organizada pela Direção Acadêmica das Ciências de Saúde do UNIFESO, sob a supervisão de Ensino, e conta com a autorização da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e da Reitoria do UNIFESO. “Essa campanha proporciona uma experiência inovadora e prática para os nossos alunos, além de conscientizá-los sobre a importância de contribuir para a saúde da comunidade”, destaca Renata Mendes Barboza, supervisora do projeto.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel, expressou sua gratidão pela iniciativa: “Nosso Hemonúcleo está a todo vapor! Agradecemos à FESO, ao UNIFESO, e principalmente aos estudantes, por aderirem a essa nobre campanha. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas.”

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais, acompanhada de um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, assim como não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemonúcleo Municipal de Teresópolis está localizado na Rua Francisco Sá, 299, no bairro da Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para receber doadores de sangue. A campanha espera não apenas aumentar o estoque de sangue, mas também conscientizar a população sobre a importância da doação regular.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

6 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

6 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

7 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

8 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

8 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

8 horas atrás