A campanha “Solidariedade não tira férias” segue em andamento em Macaé, no Norte Fluminense, com o objetivo de mobilizar a população para a doação de sangue. A ação teve início há cerca de um mês e ocorre em um período crítico, marcado por férias escolares, festividades e Carnaval, quando tradicionalmente há redução no número de doadores e aumento da necessidade de transfusões em todo o país.
A iniciativa é do Serviço Municipal de Hemoterapia, vinculado à Secretaria de Saúde de Macaé. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na Rua Doutor Bueno, nº 40, no Centro. O atendimento também pode ser agendado previamente por meio do link “Doe Sangue”.
De acordo com o responsável técnico pelo Serviço de Hemoterapia, Adelmo Dalmas, o atendimento regional é organizado pela Hemorrede, órgão do Ministério da Saúde. Segundo ele, o sangue coletado em Macaé atende unidades como o Hospital Público Municipal (HPM), o Hospital da Serra, o Pronto Socorro Municipal, o setor SUS do Hospital São João Batista e as redes públicas de Conceição de Macabu e Carapebus. Eventualmente, também são atendidas demandas de municípios como Quissamã, além de Saquarema e Rio das Ostras.
Dalmas destaca que o avanço da medicina tem ampliado a necessidade por transfusões. “Mais pessoas têm acesso a cirurgias, quimioterapia, hemodiálise e tratamentos de doenças crônicas. Além disso, neste período, aumentam as chamadas emergências vermelhas, como acidentes de trânsito e casos de violência, que consomem grande quantidade de sangue”, explicou. Ele acrescenta ainda que, em meses com maior incidência de dengue, cresce a demanda por transfusões de plaquetas.
Quem pode participar da campanha de doação de sangue
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e bem hidratado. Menores de 18 anos só podem doar mediante consentimento formal dos responsáveis. Também é obrigatório apresentar documento oficial com foto recente.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



