Região Serrana

Campanha Maio Laranja começa em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, abriu nesta quinta-feira (8) a campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e mobilização da sociedade no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa reúne o poder público, conselhos de defesa e instituições da sociedade civil em uma programação de atividades ao longo do mês.

Entre as principais ações está uma parceria com a Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo para a capacitação de servidores municipais e profissionais de instituições vinculadas ao Conselho Municipal de Defesa de Crianças e Adolescentes (CMDCA).

A formação será destinada a equipes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além de representantes de entidades ligadas ao CMDCA. O objetivo é qualificar os profissionais para identificar sinais de violência sexual contra crianças e adolescentes, além de atualizar conhecimentos sobre legislações de proteção, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei da Escuta Qualificada e a Lei Henry Borel.

A programação do Maio Laranja em Petrópolis contará com palestras, ações educativas, distribuição de materiais informativos e encontros temáticos, organizados pela Secretaria de Assistência Social, pelo CMDCA e pelo Conselho Tutelar.

A campanha também contará com participação de instituições da sociedade civil, que vão promover atividades próprias ao longo do mês. Entre elas estão a Fundação Educandário Princesa Isabel (Fepi), Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente – Gente Viva, Instituto Caminho da Roça, Associação Solidariedade em Marcha (Somar), ONG Sal Para Terra, Centro Educacional Comunidade São Jorge, Associação Amigos da Mata, Comac e Instituto Felipe do Projeto.

Programação da Campanha Maio Laranja em Petrópolis

8 de maio, às 14h – Reunião com mães atípicas, no Cras Centro
14 de maio, às 9h – Panfletagem no Terminal Corrêas
15 de maio, às 9h – Panfletagem no Terminal Itaipava
15 de maio, às 9h – Comemoração pelo Dia do Assistente Social, na Secretaria de Assistência Social
16 de maio, às 9h – Panfletagem na Feira Livre do Centro
18 de maio, às 9h – Ação Maio Laranja, na Praça Dom Pedro
18 de maio, às 14h – Palestra do Nape-IJ com o Conselho Tutelar para professoras da rede, na Casa dos Conselhos
26 de maio, às 9h – Casa dos Conselhos aberta para o Conselho Tutelar
28 de maio, às 11h – Reinauguração do Nape-IJ


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Doação de sangue mobiliza funcionários de hospital em Arraial do Cabo

Funcionários do Hospital Geral de Arraial do Cabo participaram de uma doação coletiva de sangue…

15 horas atrás

Prêmio Estudante Inovador é lançado em Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, lançou o Prêmio Estudante Inovador, iniciativa voltada a…

15 horas atrás

Expo Itaguaí 2026 terá shows gratuitos e programação para toda a família

A Prefeitura de Itaguaí divulgou a programação principal da Expo Itaguaí 2026, que será realizada…

16 horas atrás

Alberto Ahmed, presidente do Jornal Povo na Rua, recebe visita da ex-ministra Nísia Trindade

O presidente do Jornal Povo na Rua, Alberto Ahmed, recebeu neste domingo (21) a visita…

17 horas atrás

Paraty recebe o Yoga Festival 2026

O município de Paraty, no Sul Fluminense, receberá, entre os dias 25 e 28 de…

18 horas atrás

Exercício e Envelhecimento

*Por Marcello Barbosa O envelhecimento pode ser conceituado como um processo dinâmico e progressivo, no…

20 horas atrás