Capital

Campanha sobre câncer ocular infantil é lançada no Cristo Redentor

O tumor ocular infantil é 100% curável, mas ainda mata e causa cegueira no Brasil, quando não é diagnosticado a tempo e tratado corretamente. A campanha da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) alerta sobre a doença dura todo o mês de setembro.

A iniciativa convida pais, cuidadores e pediatras a prestarem atenção aos olhos das crianças, especialmente aquelas com idade entre zero e cinco anos. Esta é a faixa etária em que a doença é mais frequente.

Na noite da última quinta-feira (19), o monumento ao Cristo Redentor, na Zona Sul da capital fluminense, foi apagado pelo 11º ano, com o apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. É o sinal de largada da campanha da TUCCA de conscientização sobre o retinoblastoma. A ação foi apresentada durante cerimônia aos pés do Cristo Redentor com o mote: “Olhinho diferente, pediatra urgente”.

Dessa vez, o monumento vai vestir a camiseta da TUCCA antes de ficar no escuro. A alusão à cegueira é um alerta sobre o tumor maligno que se desenvolve na retina. Este é o câncer infantil mais frequente.

Campanha foca na conscientização

18 de setembro é o dia oficial da campanha de conscientização sobre a doença, porém durante todo o mês de setembro esse assunto está em pauta. O retinoblastoma tem maior incidência entre crianças de zero a cinco anos, sendo 90% dos casos abaixo dos 4 anos de idade e 40%, hereditários.

No Brasil, são 400 novos casos por ano, segundo o Ministério da Saúde. Mais da metade são diagnosticados tardiamente, reduzindo as chances de cura. “Não podemos nos conformar com uma situação dessas”, diz o oncologista pediátrico Dr. Sidnei Epelman, que é presidente da TUCCA.

TUCCA realiza campanha desde 2001

A TUCCA é a precursora na conscientização sobre o câncer ocular infantil. Sua primeira campanha “Fotografe seu filho com um flash” foi lançada num congresso sobre o tema em Paris, em 2001, e apresentada em seguida em outro congresso, em Bruxelas.

A ação foi traduzida em mais de dez idiomas e exibida em diversos países. A ideia é simples: o principal sintoma da doença, popularmente chamado de “olho de gato”. Este é um reflexo branco que surge quando o flash bate nos olhos. Portanto, o primeiro passo para o pré-diagnóstico é fotografar os bebês com flash. O reflexo vermelho indica olhos saudáveis.

Mobilização também envolve profissionais da saúde

O objetivo da mobilização também envolve profissionais de saúde. As estatísticas indicam que mais de 90% dos casos são identificados por pais e cuidadores das crianças e muitas vezes subestimados por profissionais de saúde.  

O casal Daiana Garbin e Tiago Leifert também participou do lançamento da campanha. No fim de semana, o casal, junto com a TUCCA, promoverá ações em cerca de 50 shoppings ao redor do país. 

Um dos maiores especialistas mundiais no assunto, Dr. Epelman participa ativamente dos fóruns globais e publicações internacionais sobre o tema e explica que o combate à doença tem focos básicos: “O diagnóstico tem de ser precoce, preciso. Além disso, é preciso oferecer acesso ao tratamento adequado, imediato e multidisciplinar”, diz.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

13 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

20 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

21 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

21 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás