Inepac inaugura escritório técnico regional em Campos dos Goytacazes

Os bens tombados localizados no Norte Fluminense serão acompanhados ainda mais de perto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) inaugura, nesta quarta-feira (23/11), o novo escritório técnico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que vai ser responsável pelo acompanhamento da preservação histórica nos municípios que compõem a região.

Fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Inepac, e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o escritório vai atuar não só na preservação dos 20 bens tombados da região, como de todo patrimônio cultural ali existente.

“Existe um compromisso do Governo do Estado com o seu patrimônio, que fala da nossa história e ancestralidade. No Norte Fluminense temos esta parceria com o município, com equipe integrada para elaboração de estudos e atendendo a uma demanda da região, que é rica e conta com um acervo dos mais belos do estado”, explicou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Inepac mapeará os bens culturais da região

A Região Norte Fluminense abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o Estado vai trabalhar em parceria com as prefeituras locais para mapear os bens culturais da região.

“O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Vamos atuar em conjunto para mapear os bens que preenchem os requisitos necessários, uma vez que as ações de tombamento podem fomentar o turismo, conferindo atividades econômicas ou culturais que permitam a sustentabilidade da cadeia produtiva em seu entorno”, explicou Ana Cristina.

O Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense ficará sediado no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça Santíssimo Salvador, nº 40, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. O funcionamento para atendimento ao público será às terças e quintas, das 10h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail: etr.norte@inepac.rj.gov.br.

O Inepac ainda possui escritórios técnicos na Região Serrana, sede em Petrópolis; Médio Paraíba, em Valença; Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; e Noroeste Fluminense, em Miracema.

Posts Recentes

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

10 minutos atrás

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…

46 minutos atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

1 hora atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

18 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

22 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

23 horas atrás