O Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense do Inepac ficará sediado no Museu Histórico de Campos.
Os bens tombados localizados no Norte Fluminense serão acompanhados ainda mais de perto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) inaugura, nesta quarta-feira (23/11), o novo escritório técnico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que vai ser responsável pelo acompanhamento da preservação histórica nos municípios que compõem a região.
Fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Inepac, e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o escritório vai atuar não só na preservação dos 20 bens tombados da região, como de todo patrimônio cultural ali existente.
“Existe um compromisso do Governo do Estado com o seu patrimônio, que fala da nossa história e ancestralidade. No Norte Fluminense temos esta parceria com o município, com equipe integrada para elaboração de estudos e atendendo a uma demanda da região, que é rica e conta com um acervo dos mais belos do estado”, explicou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A Região Norte Fluminense abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o Estado vai trabalhar em parceria com as prefeituras locais para mapear os bens culturais da região.
“O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Vamos atuar em conjunto para mapear os bens que preenchem os requisitos necessários, uma vez que as ações de tombamento podem fomentar o turismo, conferindo atividades econômicas ou culturais que permitam a sustentabilidade da cadeia produtiva em seu entorno”, explicou Ana Cristina.
O Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense ficará sediado no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça Santíssimo Salvador, nº 40, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. O funcionamento para atendimento ao público será às terças e quintas, das 10h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail: etr.norte@inepac.rj.gov.br.
O Inepac ainda possui escritórios técnicos na Região Serrana, sede em Petrópolis; Médio Paraíba, em Valença; Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; e Noroeste Fluminense, em Miracema.
Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…
A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…
Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…