Norte Fluminense
Zoonoses

Campos encerra ciclo de mutirões de combate à dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos fechou, no bairro Jardim Carioca, o ciclo de mutirões

Compartilhe:
29 de dezembro de 2023
Vinicius
Campos encerra ciclo de mutirões de combate à dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos fechou, no bairro Jardim Carioca, o ciclo de mutirões de combate à doença. Foto: Prefeitura de Campos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, no Norte Fluminense, fechou, na quinta-feira (28), no bairro Jardim Carioca, no distrito de Guarus, o ciclo de mutirões realizados em parceria com diversas secretarias no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Mais de 1.000 imóveis foram visitados pelos agentes de endemias.

A Ação Integrada de Combate à Dengue foi a principal arma na guerra contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, em toda a cidade. Vários bairros e localidades receberam os agentes, bem como o trabalho de diversas secretarias visando à diminuição do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Em todo o ano de 2023, cerca de 83 mutirões foram realizados com quase 100 mil visitas em dezenas de bairros de Campos. O trabalho resultou em mais de 2.000 focos encontrados, segundo dados da prefeitura da cidade.

No Jardim Carioca, último ponto de visitação, foram visitadas 1.114 residências, com 195 residências tratadas. Foram encontrados 18 focos, 14 pneus recolhidos e 100 sacos de lixo contendo inservíveis. Três caixas d’água precisaram ser teladas.

Campos intensificará combate no verão

O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, disse que os esforços empregados durante o ano serão intensificados no período do verão, quando a incidência da doença é maior.

“Nosso trabalho seguirá da mesma forma, porém, teremos uma atenção maior em alguns bairros por conta do verão. É uma época do ano em que os casos de dengue aumentam por conta da temperatura e chuvas. Vamos redobrar os cuidados e contamos com a colaboração da população”, disse ale.

Segundo o coordenador, o trabalho de combate à dengue na praia do Farol, que já acontece o ano inteiro, será intensificado por conta do verão.