Norte Fluminense
Saúde

Campos faz prevenção contra ISTs no carnaval

Em Campos, no Norte Fluminense, e adjacências ocorre uma alta transmissão dessas infecções, principalmente o vírus HIV, causador da Aids, e a bactéria causadora da sífilis.

Compartilhe:
12 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
Campos faz prevenção contra ISTs no carnaval
Testagem é considerada fundamental em Campos para prevenção às ISTs. Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Com a chegada do carnaval cresce o alerta para o risco de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – doenças como sífilis, gonorréia e outras – que continuam com uma alta prevalência em todo território nacional. Em Campos, no Norte Fluminense, e adjacências ocorre uma alta transmissão dessas infecções, principalmente o vírus HIV, causador da Aids, e a bactéria causadora da sífilis. Somente em janeiro deste ano, a cidade do Norte do estado Foram confirmados 25 casos de HIV e 24 de sífilis.

O principal fator de risco para a ocorrência das ISTs continua sendo o sexo desprotegido. Em períodos de festas prolongadas, como o carnaval, e que tradicionalmente há uma maior exposição por contato pessoal, é comum que tenha maior transmissão dessas doenças, entretanto, essa realidade pode ser mudada com o uso do preservativo, que pode ser retirado gratuitamente em vários pontos de distribuição de Campos.

Orientação contra ISTs em Campos

O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, orienta a população sobre como proceder em caso de suspeita de ter contraído alguma IST.

“Caso os indivíduos tenham contato sexual desprotegido, devem procurar imediatamente o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) para fazer a testagem. As pessoas também podem procurar as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), que estão capacitadas para fazer o acolhimento inicial de quem se expôs inadvertidamente”, informou Rodrigo.

Para diagnóstico do vírus HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, são disponibilizados gratuitamente pela prefeitura exames chamados testes rápidos, cujos resultados ficam prontos imediatamente. Para realização desses testes, o interessado deve procurar o CDIP, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou agendar o teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua preferência pelo site da prefeitura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.