Programa de capacitação Lab Mais vai até 5 de agosto em Campos dos Goytacazes

Começou nesta semana o programa de capacitação Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar & Aprender da Universidade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O programa vai até o dia 5 de agosto e é voltado para profissionais da educação interessados em desenvolver novas habilidades para a sala de aula.  

Essa é a primeira fase da capacitação, na qual os educadores vão cumprir 8 horas. Entre outubro e novembro, os profissionais irão passar pela segunda fase, com 16 horas. O Projeto Lab Mais foi implantado em 2022 nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos. Segundo a Seduct, para equipar as unidades, foram necessários 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências. A prefeitura diz que, além desses, há ainda 166 Kits de Robótica.

Coordenadora do Lab Mais, Talita da Silva Ernesto explicou que essa qualificação é importante para que os educadores se mantenham atualizados. “Esse curso visa capacitar os profissionais da Educação para o uso dos recursos dos laboratórios adquiridos pela Seduct e que estão sendo entregues nas unidades escolares. É muito importante para que os professores possam manusear e aproveitar ao máximo os recursos que os laboratórios vão oferecer aos alunos”, explicou Talita.

Lab Mais e a melhoria no ensino

Marcelo Feres, secretário de educação de Campos, acompanhou parte das atividades durante o dia. Para ele, a formação é vital para ajudar os profissionais a promoverem melhorias no ensino e aprimorar as condições de aprendizagem dos alunos. É importante ver que nossos professores, pedagogos e diretores estão animados e comprometidos com a reconstrução do ensino público municipal”, destacou.

Subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora diz que o Lab Mais ajuda a despertar a criatividade dos alunos e que as ferramentas são importantes para o processo de ensino. “É mais um passo do nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde buscamos que as nossas crianças desenvolvam o seu pensamento e o aprendizado dos conteúdos do nosso ensino fundamental. Esses kits são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem que, com o protagonismo dos professores da rede e seus alunos, irão contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico”, concluiu.

Posts Recentes

Festival de Verão até o fim do mês

O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…

18 horas atrás

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…

23 horas atrás

Entre dois mundos: até onde vai o equilíbrio de Eduardo Paes?

*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…

23 horas atrás

Está posta a guerra de versões!

Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…

23 horas atrás

Enel Rio abre vagas para curso gratuito de eletricistas no RJ

A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…

24 horas atrás

Onco Baixada tem a primeira paciente atendida

A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…

1 dia atrás