Começou nesta semana o programa de capacitação Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar & Aprender da Universidade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O programa vai até o dia 5 de agosto e é voltado para profissionais da educação interessados em desenvolver novas habilidades para a sala de aula.
Essa é a primeira fase da capacitação, na qual os educadores vão cumprir 8 horas. Entre outubro e novembro, os profissionais irão passar pela segunda fase, com 16 horas. O Projeto Lab Mais foi implantado em 2022 nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos. Segundo a Seduct, para equipar as unidades, foram necessários 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências. A prefeitura diz que, além desses, há ainda 166 Kits de Robótica.
Coordenadora do Lab Mais, Talita da Silva Ernesto explicou que essa qualificação é importante para que os educadores se mantenham atualizados. “Esse curso visa capacitar os profissionais da Educação para o uso dos recursos dos laboratórios adquiridos pela Seduct e que estão sendo entregues nas unidades escolares. É muito importante para que os professores possam manusear e aproveitar ao máximo os recursos que os laboratórios vão oferecer aos alunos”, explicou Talita.
Marcelo Feres, secretário de educação de Campos, acompanhou parte das atividades durante o dia. Para ele, a formação é vital para ajudar os profissionais a promoverem melhorias no ensino e aprimorar as condições de aprendizagem dos alunos. É importante ver que nossos professores, pedagogos e diretores estão animados e comprometidos com a reconstrução do ensino público municipal”, destacou.
Subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora diz que o Lab Mais ajuda a despertar a criatividade dos alunos e que as ferramentas são importantes para o processo de ensino. “É mais um passo do nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde buscamos que as nossas crianças desenvolvam o seu pensamento e o aprendizado dos conteúdos do nosso ensino fundamental. Esses kits são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem que, com o protagonismo dos professores da rede e seus alunos, irão contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico”, concluiu.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…