Vacinação em Campos, no norte fluminense, vai até sexta-feira (22). Foto: Prefeitura de Campos/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, no norte fluminense, estará promovendo ao longo de toda a semana vacinação contra a covid-19 em 11 postos distribuídos pelo município. A aplicação é dividida por faixa etária. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias são vacinadas com a Pfizer Baby. Elas devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Para receber a 3ª dose, o prazo é de, no mínimo, oito semanas. A vacinação começa nesta segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (22).
De acordo com a prefeitura da cidade, crianças que têm entre 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias, recebem a imunização com três doses da Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A 3ª dose deve ser administrada quatro meses após a 2ª. Todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais para receber a vacina.
Já pessoas com idades entre 12 e 59 anos poderão receber uma dose de reforço da vacina Pfizer bivalente. Para receber o imunizante é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses das vacinas monovalentes – Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer – há pelo menos quatro meses.
Os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas, com mais de 12 anos, independentemente da situação vacinal, devem receber a 2ª dose da vacina bivalente. Para aqueles que já tenham iniciado ou completado esquemas anteriores, o intervalo mínimo é de seis meses.
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2 mg por mais de 14 dias até 10 kg; indivíduos em uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Quem for se vacinar preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação, além do cartão de vacina covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. No caso das pessoas imunocomprometidas, além dos documentos já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS – APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª E 3ª DOSES – Atendimento por livre demanda
CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS – APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª E 3ª DOSES – Atendimento por livre demanda
PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS – APLICAÇÃO DA 1ª E 2ª DOSES DO REFORÇO BIVALENTE – Atendimento por livre demanda
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Na última quinta-feira (3), a Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou a quarta eleição plenária…
Dois dos mais relevantes equipamentos culturais da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu do…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o…
O programa Aprendi na Cedae, voltado para a formação de jovem aprendizes da Companhia Estadual…
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na Baixada Fluminense, abriu as inscrições para o…
*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…