Norte Fluminense
Saúde

Campos segue vacinação contra Covid-19 e outras doenças

Vacinação em Campos ocorre durante toda a semana em diferentes locais da cidade

Compartilhe:
26 de fevereiro de 2024
Matheus Gagliano
Campos segue vacinação contra Covid-19 e outras doenças
As crianças são um dos grupos alvos da vacinação em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos, no Norte Fluminense, continua com a vacinação contra a covid-19 e outras doenças, com as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) para mais seis bairros a partir desta segunda-feira (26). Nesta segunda, a equipe de imunização estará na UBSF Santos Dumont e, na terça-feira (27), na UBSF Parque Rodoviário.

Continuando o cronograma, na quarta (28), será a vez das UBS Baleeira e Tócos. Na quinta-feira (29), a vacinação chegará à UBSF do Parque Santa Helena e, fechando a semana de vacinas, na sexta-feira (1º), será na UBSF Santa Rosa.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é eliminar e controlar inúmeras doenças preveníveis por vacinas. Em todos os bairros o atendimento acontece das 9h às 16h, e as vacinas aplicadas são preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) com eficácia e segurança comprovadas. Para receber os imunizantes, que são administrados de acordo com cada faixa etária, é necessário comparecer a um dos locais com documento com foto, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Estratégia da vacinação em Campos

O assessor técnico de Imunização da SMS, o enfermeiro Leonardo Cordeiro, informou que as atividades são apenas uma das estratégias de vacinação que estão em andamento no município. “Ela está sendo realizada nos bairros onde não tem sala fixa de vacinação ou que haja dificuldade de acesso à unidade. Por isso, convocamos a população a ficar atenta para a data em que a equipe estará no seu bairro”, explicou.

Para as crianças com idades a partir de 2 meses de vida, os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP. Já para os adolescentes são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, HPV quadrivalente e Meningocócica ACWY. Para os adultos há imunizantes como Difteria e Tétano adulto (dT), Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral, além de dTpa para gestantes.

Também será administrada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, que ainda está disponível para todas as pessoas acima de seis meses e não tenham tomado no ano passado.

Já a vacina contra a Covid-19 é aplicada às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Já para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

Os demais públicos prioritários, como pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, devem tomar uma dose da vacina com intervalo de um ano, de acordo com a prefeitura de Campos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.