Conexão Rio-BSB
Conexão Rio-BSB
Coluna

Canella no Senado?

O destaque da primeira coluna de 2026 é a possibilidade do prefeito de Belford Roxo concorrer à cadeira em Brasília (DF).

Compartilhe:
09 de janeiro de 2026
Canella no Senado?
O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, é nome forte para o Senado. Crédito: Otaciilio Barbosa / Divulgação

Por Nelson Lopes

Uma possibilidade ganha cada vez mais força em Brasília: há chances reais de o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, ser o candidato ao Senado do espectro de centro-direita do Rio, nas eleições desse ano, na vaga deixada aberta por Flávio Bolsonaro, que promete se candidatar à presidência. A outra vaga, é claro, é do governador Cláudio Castro, neste campo.

O arranjo seria possível, com o PL, partido de Bolsonaro, mantendo Guilherme Delarolli na presidência da Alerj, depois da interinidade assumida em função do afastamento de Rodrigo Bacellar. O União deixaria a Alerj com o PL e abocanharia  a vaga ao Senado. Em troca, ainda apoiaria o nome indicado por Castro ao governo. É esperar para ver.


Nada é por acaso

A especulação de Canella ao Senado não é por mero acaso. O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, sonha ser deputado federal pelo Rio. Com Canella eleito senador, o nome dele seria catapultado em um arranjo no qual viajaria pelo interior, e teria a chapa encabeçada por Flávio Bolsonaro pedindo votos para o dirigente partidário.

Aliás, tem quem diga, em Brasília, que o presidente afastado da Alerj, Rodrigo Bacellar, será candidato à Câmara dos Deputados, e não novamente à Assembleia, como ele queria. Bacellar segue, mesmo com os escândalos, tendo milhares de votos no interior.


E Anielle, hein…

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comunicou ao presidente Lula que deixará o cargo até abril. Ela será candidata a deputada federal pelo Rio, nas eleições deste ano. Ela é tida como puxadora de votos pelo PT e deve amealhar mais de 100 mil votos.

Mas, a ideia é apenas assegurar um mandato. Caso Lula seja reeleito, Anielle deve ser puxada novamente para a Esplanada, deixando o cargo com um suplente.


Contas e mais contas

A direção estadual do PL passou a recalcular a sua nominata para a Alerj e para a Câmara dos Deputados. O motivo é a candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência. Agora, o partido espera eleger até o dobro do que vinha sendo projetado…

Com um político do Rio encabeçando a disputa, a expectativa é que ele sirva como motor para puxar ainda mais votos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */