Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis (RJ), promovida pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) em parceria com a American Society of Mechanical Engineers (ASME) e a Eletronuclear. O evento teve duração de três dias e foi voltado à capacitação de engenheiros e profissionais que atuam no setor nuclear.
Com dez horas de programação intensiva, o workshop abordou temas como os códigos e normas da ASME, práticas de inspeção, confiabilidade e integridade de sistemas, além de tópicos relacionados a reatores avançados. A atividade também contou com uma visita técnica às instalações da Eletronuclear, oportunidades de networking estratégico e certificação conjunta ABDAN & ASME.
Capacitação é relevante diante dos novos desafios técnicos
O superintendente de Engenharia da Eletronuclear, José Augusto Ramos do Amaral, destacou a relevância do treinamento diante dos novos desafios técnicos. “Trata-se de um novo desafio técnico e institucional, pois será necessário aplicar o código ASME em unidades com características diferentes, como Angra 1, 2 e 3. Estamos investindo na formação e no treinamento de nossas equipes para garantir essa transição com segurança e qualidade”, afirmou.
Para o presidente da ABDAN, Celso Cunha, o encontro representou um marco na formação técnica do setor. “O workshop da ASME foi um grande sucesso, reunindo mais de 90 participantes de diversas áreas da indústria nuclear brasileira. Ao longo de três dias, os profissionais tiveram acesso a um conteúdo técnico de alto nível, promovendo aprendizado, troca de experiências e atualização sobre as melhores práticas e normas do setor”, destacou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.