Cerca de 500 funcionários das creches e centros infantis municipais participaram do treinamento. (Foto: Jonathan Martins)
Cerca de 500 profissionais da Educação Infantil de Teresópolis participaram, nesta terça-feira (23), no Clube Comary, de uma capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o SAMU Teresópolis e o Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de aumentar a segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Entre as metas do projeto estão capacitar os profissionais para reconhecer situações de risco à vida, identificar condições do paciente, aplicar técnicas adequadas de atendimento e compreender a importância das medidas de primeiros socorros no dia a dia escolar.
A secretária de Educação, Carla Rabello, destacou que a proposta é estender os treinamentos de forma contínua. “Estamos oferecendo essa capacitação para toda a nossa equipe da Educação Infantil. Uma parceria muito valiosa com o SAMU e a Secretaria de Saúde, esse é o primeiro momento com informações mais genéricas. Também serão feitas ações mais aprofundadas em cada unidade”, afirmou.
A coordenadora do PSE, Valéria Machado, lembrou que a ação teve início em 2022, nas escolas da área rural, e agora está sendo ampliada. “Os profissionais treinados serão multiplicadores tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar”, disse.
Luciano Fernandes, coordenador do SAMU Teresópolis, ressaltou que a iniciativa atende à Lei Federal 13.722, conhecida como Lei Lucas. “Essa é uma missão do SAMU que realizamos com todo empenho, sempre com o objetivo de salvar vidas!”, reforçou.
O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Paulo Carreiro e pelo condutor socorrista Rodrigo Falcão. Durante a capacitação, foram abordados procedimentos diante de situações como quedas, convulsões, engasgamentos, queimaduras, cortes, hemorragias, entorses, fraturas, intoxicações e paradas cardiorrespiratórias.
A meta é que os profissionais estejam aptos a identificar precocemente emergências, aplicar manobras como a de Heimlich e a reanimação cardiorrespiratória, além de acionar corretamente os serviços de emergência, garantindo resposta rápida e eficaz diante de intercorrências nas unidades escolares.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…