Região Serrana

Capacitação em primeiros socorros reúne educadores em Teresópolis

Cerca de 500 profissionais da Educação Infantil de Teresópolis participaram, nesta terça-feira (23), no Clube Comary, de uma capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o SAMU Teresópolis e o Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de aumentar a segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Entre as metas do projeto estão capacitar os profissionais para reconhecer situações de risco à vida, identificar condições do paciente, aplicar técnicas adequadas de atendimento e compreender a importância das medidas de primeiros socorros no dia a dia escolar.

A secretária de Educação, Carla Rabello, destacou que a proposta é estender os treinamentos de forma contínua. “Estamos oferecendo essa capacitação para toda a nossa equipe da Educação Infantil. Uma parceria muito valiosa com o SAMU e a Secretaria de Saúde, esse é o primeiro momento com informações mais genéricas. Também serão feitas ações mais aprofundadas em cada unidade”, afirmou.

A coordenadora do PSE, Valéria Machado, lembrou que a ação teve início em 2022, nas escolas da área rural, e agora está sendo ampliada. “Os profissionais treinados serão multiplicadores tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar”, disse.

Luciano Fernandes, coordenador do SAMU Teresópolis, ressaltou que a iniciativa atende à Lei Federal 13.722, conhecida como Lei Lucas. “Essa é uma missão do SAMU que realizamos com todo empenho, sempre com o objetivo de salvar vidas!”, reforçou.

Temas abordados na capacitação

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Paulo Carreiro e pelo condutor socorrista Rodrigo Falcão. Durante a capacitação, foram abordados procedimentos diante de situações como quedas, convulsões, engasgamentos, queimaduras, cortes, hemorragias, entorses, fraturas, intoxicações e paradas cardiorrespiratórias.

A meta é que os profissionais estejam aptos a identificar precocemente emergências, aplicar manobras como a de Heimlich e a reanimação cardiorrespiratória, além de acionar corretamente os serviços de emergência, garantindo resposta rápida e eficaz diante de intercorrências nas unidades escolares.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

16 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás