Curso reuniu profissionais no anfiteatro da Uniabeu e teve foco na qualificação da gestão das unidades de saúde. (Foto: Erick Amaral / PMBR)
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação para os Administradores das Unidades de Saúde, reunindo gestores no Anfiteatro da Universidade Uniabeu, no Centro da cidade. O encontro teve como objetivo aprimorar a atuação dos administradores por meio de palestras voltadas à qualificação das práticas de gestão, acolhimento e segurança assistencial.
Organizado pela Divisão de Educação em Saúde, o curso se estendeu durante toda a manhã e contou com a presença de representantes da Secretaria, especialistas e profissionais da área. Os temas abordados incluíram o funcionamento do setor de Recursos Humanos (RH), práticas de humanização no atendimento e os padrões de qualidade e segurança do paciente.
O primeiro tema apresentado foi o Fluxo do RH, com palestra conduzida por Paulo Serafim de Lima, secretário executivo e Gestor de Recursos Humanos da pasta. Ele explicou a importância de uma comunicação eficiente entre as unidades e o setor de RH, orientando os administradores sobre rotinas como o preenchimento correto das folhas de ponto, controle de frequência e emissão dos AINs (Atestado de Vida para o INSS). A proposta é fortalecer a base administrativa para garantir uma gestão mais eficiente.
Em seguida, o enfermeiro Fábio Luís Francisco falou sobre Humanização e Acolhimento, reforçando a necessidade de se promover um ambiente mais empático e respeitoso para pacientes e profissionais. Ele destacou que a humanização deve ser vista como uma postura ética, que considera não apenas as necessidades físicas, mas também emocionais e sociais de cada indivíduo. “Humanizar é compreender cada pessoa em sua subjetividade e, dessa forma, propiciar meios para que se torne viável o exercício da autonomia”, explicou.
O encerramento das palestras foi feito pelos enfermeiros especialistas Fabiano de Oliveira e Rosangela Aparecida Viana, que abordaram a Qualidade e a Segurança do Paciente. Eles destacaram a importância de medidas que reduzam riscos, aumentem a satisfação dos usuários e contribuam para a boa reputação das unidades de saúde do município.
Ao fim do evento, os coordenadores da Divisão de Educação em Saúde, João Batista Marques e Márcia Cristina Tenório Freire, conduziram a apresentação das propostas pós-capacitação. Para João Batista, o encontro foi fundamental: “Essa foi uma manhã muito produtiva para os administradores das unidades, agregando conhecimento com palestras importantes para o desenvolvimento das rotinas das unidades de saúde, com temas importantes e dúvidas que foram tiradas”, concluiu.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…
Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…
Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…
No dia 31 de maio, sábado, a partir das 16h, acontece mais uma edição do…