Baixada Fluminense

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação para os Administradores das Unidades de Saúde, reunindo gestores no Anfiteatro da Universidade Uniabeu, no Centro da cidade. O encontro teve como objetivo aprimorar a atuação dos administradores por meio de palestras voltadas à qualificação das práticas de gestão, acolhimento e segurança assistencial.

Organizado pela Divisão de Educação em Saúde, o curso se estendeu durante toda a manhã e contou com a presença de representantes da Secretaria, especialistas e profissionais da área. Os temas abordados incluíram o funcionamento do setor de Recursos Humanos (RH), práticas de humanização no atendimento e os padrões de qualidade e segurança do paciente.

RH, acolhimento e segurança estiveram entre os principais temas da capacitação

O primeiro tema apresentado foi o Fluxo do RH, com palestra conduzida por Paulo Serafim de Lima, secretário executivo e Gestor de Recursos Humanos da pasta. Ele explicou a importância de uma comunicação eficiente entre as unidades e o setor de RH, orientando os administradores sobre rotinas como o preenchimento correto das folhas de ponto, controle de frequência e emissão dos AINs (Atestado de Vida para o INSS). A proposta é fortalecer a base administrativa para garantir uma gestão mais eficiente.

Em seguida, o enfermeiro Fábio Luís Francisco falou sobre Humanização e Acolhimento, reforçando a necessidade de se promover um ambiente mais empático e respeitoso para pacientes e profissionais. Ele destacou que a humanização deve ser vista como uma postura ética, que considera não apenas as necessidades físicas, mas também emocionais e sociais de cada indivíduo. “Humanizar é compreender cada pessoa em sua subjetividade e, dessa forma, propiciar meios para que se torne viável o exercício da autonomia”, explicou.

O encerramento das palestras foi feito pelos enfermeiros especialistas Fabiano de Oliveira e Rosangela Aparecida Viana, que abordaram a Qualidade e a Segurança do Paciente. Eles destacaram a importância de medidas que reduzam riscos, aumentem a satisfação dos usuários e contribuam para a boa reputação das unidades de saúde do município.

Ao fim do evento, os coordenadores da Divisão de Educação em Saúde, João Batista Marques e Márcia Cristina Tenório Freire, conduziram a apresentação das propostas pós-capacitação. Para João Batista, o encontro foi fundamental: “Essa foi uma manhã muito produtiva para os administradores das unidades, agregando conhecimento com palestras importantes para o desenvolvimento das rotinas das unidades de saúde, com temas importantes e dúvidas que foram tiradas”, concluiu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

9 horas atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

9 horas atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

10 horas atrás

Portinho ganha força para vice de Bacellar

Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…

15 horas atrás

MetrôRio recebe ação gratuita de educação financeira

Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…

15 horas atrás

Cine 4 Estações Mangaratiba leva cinema, música e gastronomia ao Sahy

No dia 31 de maio, sábado, a partir das 16h, acontece mais uma edição do…

15 horas atrás