Capital
Arte

Projeto ‘Urbegrafia – um mosaico visual do Rio’ retrata a beleza da cidade em fotografias

Urbegrafia retrata a beleza da cidade do Rio e as histórias de sua população com fotografias temáticas enviadas por usuários do Instagram.

Compartilhe:
12 de julho de 2022
Projeto ‘Urbegrafia – um mosaico visual do Rio’ retrata a beleza da cidade em fotografias
Projeto Urbegrafia: Altinha - Ipanema - Tiago Petrik

A cidade do Rio de Janeiro sempre rende imagens belíssimas dignas de uma exposição de qualidade. E vem mais uma por aí. Ao longo dos próximos quatro meses, o projeto “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” reúne uma construção coletiva com imagens para traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de vinte temáticas, todas colaborativas, vão compor o mosaico que contará a história da cidade maravilhosa e seu apaixonado povo.

Iniciativa da Núcleo da Ideia e RIOetc, o projeto Urbegrafia tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Será desenvolvido uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro. Em 15 dias, mais de 5.655 fotos já foram postadas na internet, uma média de 400 imagens tagueadas por dia.

Urbegrafia no Instagram

A rede social escolhida para a interação é o Instagram, com os vinte temas sendo apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, serão 200 imagens reunidas no livro, que poderá ter até 200 autores.

A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como as duas edições do “Rio365”, “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15 anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

“A Urbegrafia chega dez anos após a realização do Rio365, quando o Instagram ainda era muito recente, voltado para fotos, quadrado, com bem menos recursos em relação aos oferecidos atualmente. Costumo brincar que o Instagram era mato naquela época”, relembra Tiago Petrik, idealizador e curador geral do projeto. Não é preciso muito para participar do projeto.”É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos curadores para ser coautor do livro”, destaca Tiago.

Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (@oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

O Urbegrafia conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Para ficar por dentro das próximas missões, basta entrar no Instagram do projeto (@urbegrafia) para saber o tema, postar uma foto nova ou antiga, e taguear a hashtag solicitada.


Crédito da foto em destaque: Tiago Petrik