Rio: Trânsito, Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana

*Por Tamima de Souza e Armando de Souza

Neste ano de 2022, mais especificadamente no dia 1º de março, a Cidade do Rio de Janeiro comemorou os seus 457 anos de fundação. Foi um dia bem carioca, praia, mar e a tão famosa despedida do sol no Arpoardor. O Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa!

Infelizmente, o Rio não é só as suas belezas naturais, não é só o carioca, ele é muito mais e precisa ter um maior cuidado por parte do deste governo e dos próximos.

Não é de hoje que curtir esta Cidade pode ser uma decepção, enquanto uma parte da Cidade é extremamente beneficiada outras são claramente negligenciadas. E como se isso não bastasse, o acesso à essas áreas beneficiadas, o lado bonito de ver, é cada vez mais restrito à uma parcela da sociedade.

Vemos diariamente o sofrimento no deslocamento das pessoas de uma parte para outra da Cidade, ausência de mobilidade, descaso com o transporte público e um total desleixo quanto à manutenção das vias.

“Essas prioridades não devem ser momentâneas, eleitoreiras ou políticas, devem ser um ato contínuo e todas têm soluções simples ou complexas, mas que precisam começar hoje, para que o amanhã seja melhor a cada dia”.

Coisas simples como asfalto, sinalização, educação são deixadas de lado, fazendo com que o mero deslocar, inclusive a pé, se torne uma verdadeira aventura. Trânsito, transporte coletivo e mobilidade urbana têm que ser uma das prioridades, pois afetam direta e indiretamente na estrutura de uma Cidade.

Com um trânsito seguro, teremos menos acidentes e crimes de trânsito, trazendo um alívio ao SUS.
Com um bom transporte coletivo, teremos menos veículos particulares, o que não só melhora no tráfego, como diminui a emissão de poluentes.

Mobilidade Urbana é o caminho

Com uma mobilidade urbana, o deslocamento se torna possível, fazendo com que todos tenham acesso não só as belezas naturais da Cidade Maravilhosa, como acesso à cultura, educação, saúde, e por aí vai.

Essas prioridades não devem ser momentâneas, eleitoreiras ou políticas, devem ser um ato contínuo e todas têm soluções simples ou complexas, mas que precisam começar hoje, para que o amanhã seja melhor a cada dia.

Esperamos que a Cidade possa melhorar a cada ano, se tornando não só uma “Cidade Paraíso da Beleza”, mas que possa ser a Cidade a ser admirada pelas demais do Brasil e do Mundo.

Potencial, o Rio tem, somos um povo alegre, otimista, um povo que não desiste, um povo que sabe ri, mas temos que aprender que para um melhor amanhã, começamos hoje, mudando o Trânsito, o Transporte Coletivo e a Mobilidade Urbana.
Parabéns Rio, que suas curvas sejam acessadas por mais e mais pessoas!


*Artigo escrito por Tamima de Souza, sob orientação de Armando de Souza, sócios da sociedade Armando de Souza Advogados e respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

3 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

4 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

4 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

5 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

5 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

6 horas atrás