Rio: Trânsito, Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana

*Por Tamima de Souza e Armando de Souza

Neste ano de 2022, mais especificadamente no dia 1º de março, a Cidade do Rio de Janeiro comemorou os seus 457 anos de fundação. Foi um dia bem carioca, praia, mar e a tão famosa despedida do sol no Arpoardor. O Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa!

Infelizmente, o Rio não é só as suas belezas naturais, não é só o carioca, ele é muito mais e precisa ter um maior cuidado por parte do deste governo e dos próximos.

Não é de hoje que curtir esta Cidade pode ser uma decepção, enquanto uma parte da Cidade é extremamente beneficiada outras são claramente negligenciadas. E como se isso não bastasse, o acesso à essas áreas beneficiadas, o lado bonito de ver, é cada vez mais restrito à uma parcela da sociedade.

Vemos diariamente o sofrimento no deslocamento das pessoas de uma parte para outra da Cidade, ausência de mobilidade, descaso com o transporte público e um total desleixo quanto à manutenção das vias.

“Essas prioridades não devem ser momentâneas, eleitoreiras ou políticas, devem ser um ato contínuo e todas têm soluções simples ou complexas, mas que precisam começar hoje, para que o amanhã seja melhor a cada dia”.

Coisas simples como asfalto, sinalização, educação são deixadas de lado, fazendo com que o mero deslocar, inclusive a pé, se torne uma verdadeira aventura. Trânsito, transporte coletivo e mobilidade urbana têm que ser uma das prioridades, pois afetam direta e indiretamente na estrutura de uma Cidade.

Com um trânsito seguro, teremos menos acidentes e crimes de trânsito, trazendo um alívio ao SUS.
Com um bom transporte coletivo, teremos menos veículos particulares, o que não só melhora no tráfego, como diminui a emissão de poluentes.

Mobilidade Urbana é o caminho

Com uma mobilidade urbana, o deslocamento se torna possível, fazendo com que todos tenham acesso não só as belezas naturais da Cidade Maravilhosa, como acesso à cultura, educação, saúde, e por aí vai.

Essas prioridades não devem ser momentâneas, eleitoreiras ou políticas, devem ser um ato contínuo e todas têm soluções simples ou complexas, mas que precisam começar hoje, para que o amanhã seja melhor a cada dia.

Esperamos que a Cidade possa melhorar a cada ano, se tornando não só uma “Cidade Paraíso da Beleza”, mas que possa ser a Cidade a ser admirada pelas demais do Brasil e do Mundo.

Potencial, o Rio tem, somos um povo alegre, otimista, um povo que não desiste, um povo que sabe ri, mas temos que aprender que para um melhor amanhã, começamos hoje, mudando o Trânsito, o Transporte Coletivo e a Mobilidade Urbana.
Parabéns Rio, que suas curvas sejam acessadas por mais e mais pessoas!


*Artigo escrito por Tamima de Souza, sob orientação de Armando de Souza, sócios da sociedade Armando de Souza Advogados e respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Posts Recentes

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20),…

7 horas atrás

Secovi Rio firma parceria com a Prefeitura de Niterói e contribui com painel inédito sobre o mercado imobiliário da cidade

O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…

8 horas atrás

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

10 horas atrás

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…

11 horas atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

11 horas atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

1 dia atrás