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Após ataque hacker, Prefeitura do Rio retoma atendimento do CadÚnico

Paralisados desde o ataque hacker, atendimentos para cadastramento nos programas sociais foram retomados. Veja o que está fora do ar.

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05 de setembro de 2022
Após ataque hacker, Prefeitura do Rio retoma atendimento do CadÚnico
As vagas são para Analista de Planejamento e Orçamento (APO).

No ultimo dia 15, um ataque hacker aos sistemas da Prefeitura do Rio causou uma interrupção emergencial na maioria dos serviços oferecidos pela gestão municipal. Nesta segunda-feira (5), o serviço do CadÚnico foi retomado e o município voltou com o atendimento para o cadastro dos programas sociais em seus 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) depois que a Secretaria de Assistência Social adotou um plano de contingência. O município criou um novo site para a divulgação de comunicados e serviços disponíveis.

De acordo com a Prefeitura, a secretaria alugou 200 computadores para reiniciar o atendimento a quem procura pelos programas federais de transferência de renda. O atendimento foi paralisado pois os equipamentos usados para as inscrições cadastrais tiveram que ser inutilizados por conta do ataque hacker. O município admite que o número de máquinas ainda é pequeno e por isso, inicialmente, cada CRAS terá a capacidade de atender 60 pessoas por dia.

A expectativa é de que esse atendimento chegue a 2,8 mil cadastramentos diários nos centros de assistência, totalizando 14,1 mil inscrições no CadÚnico em toda a rede da assistência social a cada semana, de segunda à sexta.

A Prefeitura explica que, para minimizar os prejuízos ao atendimento à população com a interrupção causada pelo ataque hacker, oito polos especiais de cadastramento também funcionarão em dois sábados (17 e 24 de setembro), nas regiões de maior demanda. O município ainda irá informar quais serão esses centros.   Os CRAs atendem sempre de 8h às 17h. 

Reação ao ataque hacker

De acordo com a prefeitura, a interrupção dos serviços tem o objetivo de evitar vazamento de dados pessoais e sigilosos. Desde então, a gestão municipal conseguiu restabelecer alguns serviços à população, online e presencialmente, como IPTU e ITBI. Quanto ao ISS, os atendimentos estão sendo feitos presencialmente no Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti, 455. 

Para minimizar os impactos aos contribuintes, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento prorrogou os prazos de serviços que tinham data de vencimento durante o período da paralisação. A data para cumprimento dos prazos está sendo contada a partir da data do retorno do serviço.