Capital

Trânsito da Avenida Brasil é tema de debate na Câmara do Rio

Após a inauguração do corredor expresso BRT Transbrasil é evidente o intenso trânsito na Avenida Brasil, uma das vias mais importantes da capital fluminense. Esse foi o tema da audiência pública promovida nesta terça-feira (09) pela Comissão de Transportes da Câmara do Rio, no Centro.

Presidido pelo vereador Felipe Michel (PP), o encontro que debateu a situação na Avenida Brasil reuniu representantes de empresas de transporte de passageiros e de carga, profissionais de segurança pública e membros da sociedade civil.

“O que os cariocas passaram na última semana foi inaceitável. Queremos saber se a prefeitura fez um estudo de impacto antes de colocar o BRT para funcionar. Não somos contra sua implantação, mas precisamos pensar nos passageiros dos ônibus de linha e nas pessoas que usam o transporte por aplicativo”, disse o vereador.

“Não foi só a Avenida Brasil que parou, foram vias importantes da cidade. Temos que encontrar soluções, e nada melhor do que uma audiência pública para isso”, completou Felipe Michel, referindo-se ao trânsito de 177 km registrado pela prefeitura na última quarta-feira pela cidade, 100 km a mais do que a média prevista para o mesmo horário. 

Vogal da comissão, o vereador Luiz Ramos Filho (PSD) ressaltou que é preciso haver continuidade na construção de políticas públicas na área de transporte. “Passaram vários secretários pela pasta. Toda vez que eu iniciava um processo, passava um tempo, a equipe já tinha mudado e a formulação desaparecia”. Em relação ao trânsito causado pelo BRT, o parlamentar afirmou que são necessárias paciência e observação. “Acredito que a prefeitura não é inflexível de insistir em algo prejudicial. Precisamos ter paciência e dar um tempo para ver como o modal vai se comportar”.

Sindicarga encomenda estudo de impacto na Avenida Brasil

Em sua fala, o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), Filipe Coelho, afirmou que a associação chegou a encomendar um estudo de impacto com soluções para lidar com eventuais problemas na Av. Brasil, mas que não foram ouvidos pela prefeitura.

“Em momento algum fomos recebidos para discutir o estudo. Só conseguimos mais atenção quando transportadores autônomos ameaçaram fazer greve”, apontou. O sindicalista reforçou ainda a necessidade de atenção para a questão da segurança, e apontou preocupação com medidas voltadas para limitar transporte de carga na via, como a suspensão do trânsito de caminhões em horários de pico.

Com a mudança, surge também a possibilidade dos veículos ficarem parados em um determinado trecho aguardando a liberação. O vereador Felipe Michel quis saber que riscos isso representaria em relação à segurança. Para o comandante do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas, Wagner Luiz Ferreira, é preciso haver medidas preventivas. “Seria necessário o diálogo com a prefeitura para saber até onde conseguimos oferecer uma segurança eficaz e onde seria um risco maior. Assim, conseguiríamos atender o desejo de todos, que é mais segurança e mobilidade”. 

Secretaria de Transportes não envia representante para debate

A Secretaria Municipal de Transportes foi convidada para a audiência, segundo Felipe Michel. A ausência de representantes foi destacada em muitas das falas. Para lidar com o problema, o presidente do grupo deu entrada em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) convocando a secretária Maína Celidonio ou representantes para trazer dados sobre o impacto da implementação do BRT e as medidas que serão tomadas. 

Presente no encontro, o vereador Jorge Felippe (PP) elogiou a performance da prefeitura na gestão da cidade, mas ressaltou a necessidade de mais abertura ao diálogo com a Casa e a população. “Quem tem responsabilidade pública não pode se ausentar do debate. É preciso ter humildade de vir discutir. Governar, antes de decidir, é ouvir a população”. Os vereadores Marcio Santos (PV) e Dr. Rogério Amorim (PL) também participaram do debate.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Mandou bem. As boas notícias na semana de 12 de maio

Para chegar ao resultado de uma sociedade mais justa e o estado do Rio de…

6 horas atrás

G20 Brasil: Volta Redonda sediará evento

A cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, foi selecionada para sediar um dos eventos…

7 horas atrás

Auxiliares de classe têm oportunidade em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, promove chamamento público para contratação de…

9 horas atrás

Bondes de Santa Teresa recebem investimentos

A chegada de novos motorneiros nos bondes de Santa Teresa, na capital fluminense, possibilitou a…

10 horas atrás

Mundial de Atletismo Paraolímpico: Brasil ganha mais quatro ouros

O Brasil conquistou mais quatro ouros nesta segunda-feira (20) no Mundial de Atletismo Paraolímpico, realizado…

11 horas atrás

Campos tem 120 vagas de emprego disponíveis

O Espaço da Oportunidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, tem 120 vagas de…

11 horas atrás