O popular Cine Santa Teresa, na região central da capital fluminense, retornou às atividades na última sexta-feira (7). Após quatro meses de espera, o espaço voltou a ser mais uma opção de lazer para moradores e visitantes do tradicional bairro.
O espaço está localizado em uma casa, no Largo dos Guimarães. A reinauguração foi possível após a reforma ser financiada pelo edital de Apoio aos Espaços de Audiovisual, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). O incentivo aconteceu através da Lei Paulo Gustavo.
Diversas melhorias foram realizadas no Cine Santa Teresa
O projeto foi um dos selecionados na Categoria A no edital da Sececrj. Este grupo é destinado a salas de cinema independentes, e ganhou o aporte de R$ 400 mil.
O valor foi utilizado na modernização da estrutura, instalação de rampas e banheiros acessíveis, iluminação especial e melhoria do sistema de som e imagem. O investimento também possibilitou a ampliação do atendimento, já que espaço disponibilizará exibições gratuitas para ONGs e instituições de ensino.
História do espaço
A história do espaço começou em 2003, em outro ponto do bairro. Somente em 2005, o Cine Santa Teresa foi estabelecido no endereço atual na rua Paschoal Carlos Magno, 136.
Apesar de privilegiar filmes ligados à arte, seja nacional ou estrangeiro, o cine também exibe os famosos “blockbusters”. A intenção é atender todos os públicos e promover formação de plateia.
O espaço retornou com três filmes em cartaz: “Grande Sertão”, de Guel Arraes; “Meu Sangue Ferve Por Você”, de Paulo Machline; e “Amigos Imaginários”, dirigido por John Krasinski. Moradores de Santa Teresa têm direito a ingressos a preços populares.