As vendas no comércio da cidade do Rio de Janeiro recuaram 0,3% em 2023 na comparação com 2022. É o que mostra uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). O resultado vai na contramão do comportamento do setor no Brasil, que cresceu 1,7% no mesmo período.
As duas entidades representantes do setor destacaram que a performance do comércio carioca demonstra um processo mais lento, deslocado do restante do país. Os números do levantamento mostram quedas consecutivas nos últimos três anos: 2021 (-0,5%); 2022 (-3,5%) e 2023 (-0,3%). O último crescimento se deu em 2020, aumento de 1,2%.
Comércio impactado por várias questões
Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o desempenho do setor na cidade se explica por diversos fatores. “A situação fiscal; a nova configuração do trabalho e o vazio de algumas áreas no centro da cidade; o alto número de lojas fechadas; o custo do aluguel e o preço dos imóveis; informalidade, camelotagem, violência e insegurança decorrente; a saída de empresas para outras localidades e impostos pesados, que afugentam investimentos produtivos”, afirma.
Gonçalves acrescenta que, apesar do cenário, o comerciante se planejou, atendeu à demanda dos consumidores, investiu no próprio negócio e qualificou suas equipes. “Além disso realizou – e vem realizando – todo o tipo de promoção, liquidação e descontos para estimular os consumidores, mas nada disso foi o suficiente para aumentar as vendas”, informou.
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