Categorias: CapitalEconomia

Comércio carioca prevê criação de 12 mil vagas temporárias de emprego para o fim do ano

As festas de fim de ano no município do Rio de Janeiro devem gerar oportunidade de trabalho temporário para 12 mil pessoas. A estimativa é do Clube de Diretores Lojistas (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que realizou um levantamento com 300 empresas dos setores de confecções e moda infantil, calçados, joias e bijuterias, óticas, eletroeletrônicos, papelarias, móveis e brinquedos.

A estimativa prevê um crescimento de 2 mil vagas no comércio na comparação com o ano passado, quando a expectativa era de 10 mil vagas temporárias. Segundo o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o resultado da pesquisa reflete a expectativa de vendas para o Natal, que representa 30% do faturamento do ano do comércio.

“Também precede a alta temporada do verão, que é a estação mais importante para a economia carioca, quando a cidade recebe um grande número de turistas do país e do exterior, que vem aqui curtir as festas do fim de ano, as praias e o Carnaval. A combinação desses fatores motivaram essa estimativa de contratação de temporários, dois mil a mais do que no ano passado”, completa.

Comércio procura vendedores

A pesquisa revelou que, das 300 empresas consultadas, 45% pretendem contratar para esse período, 35% estão indecisos se vão ou não admitir, 10% não contratarão e 10% pensam em pagar horas extras se for necessário. Dos entrevistados, 10% revelaram que já contrataram, 75% devem contratar em novembro e 15% em dezembro.

Quatro em cada dez vagas serão para o primeiro emprego. A faixa etária predominante dos candidatos é entre 18 a 35 anos; 60% dos contratados serão para ocupar as vagas de vendedores, 10% para operadores de caixa, 10% para estoquistas, 7,5% para supervisores, 6% para auxiliar de vendas, 4,5% para auxiliar de estoque e 2% para montador, entregador e ajudante.

A pesquisa mostra também que 20% dos empresários consultados pretendem efetivar os temporários após o período de festas. Outros 40% afirmaram que isso dependerá do movimento das vendas, enquanto 40% responderam que não pretendem efetivar os temporários.

Posts Recentes

Deputada Sarah Poncio inaugura gabinete externo em Três Rios

A Deputada Estadual Sarah Poncio (SSD) inaugurou, no último dia 23, um gabinete externo em…

6 horas atrás

Fiscalização mira embarcações abandonadas em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, intensificou desde o início de 2025…

8 horas atrás

Eleição fora de época movimenta Alerj

Não se fala outra coisa nos corredores da Alerj nesse final de recesso parlamentar. A…

8 horas atrás

Palestra gratuita sobre tendências de negócios para 2026 em Itaguaí

A Secretaria de Desenvolvimento de Itaguaí, em parceria com o Sebrae, promove nesta sexta-feira (30)…

8 horas atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Barra do Piraí até sexta-feira

O Caminhão CAIXA está em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, até a próxima sexta-feira…

8 horas atrás

Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca prevê investimento de R$200 milhões

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram, nesta…

8 horas atrás