Blocos da saúde mental tomam as ruas do Rio a partir desta sexta-feira

Blocos organizados por usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental da capital fluminense já se preparam para sair nas ruas neste Carnaval partir desta sexta-feira (10). A lista inclui os desfiles do Loucura Suburbana, Império Colonial, Tá Pirando, Pirado, Pirou e Zona Mental. O objetivo, informa a Prefeitura do Rio, é promover a inclusão e o respeito.  

“Com participação de moradores locais e foliões de toda a cidade, os blocos fazem parte do circuito oficial do carnaval carioca. Além de promover a integração com a comunidade, eles dão visibilidade à luta antimanicomial”, diz o município.

O primeiro bloco da saúde mental a desfilar será o Zona Mental, nesta sexta-feira (10), com concentração às 15h, na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu. A iniciativa é do coletivo da rede de atenção psicossocial da Zona Oeste. Neste ano, o bloco irá homenagear o craque Marinho, ex-jogador do Bangu e usuário da rede, falecido em 2020

Blocos da saúde mental em vários bairros

No dia 12, o bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! abre alas para a loucura no carnaval às 15h, na Urca, bairro que abrigou o Hospício Pedro II, o primeiro da América Latina. Neste ano, o bloco  – que nasceu a partir de articulação de trabalhadores e usuários do Instituto Philippe Pinel, em Botafogo – comemora 18 anos. No final do desfile, o bloco se integrará a outros tradicionais da cidade, o Vem Cá Minha Flor e a Sinfônica Ambulante.

Na terça-feira (14), é a vez do Império Colonial ir às ruas às 16h, com concentração a partir das 15h, na horta do Museu Bispo do Rosário, em Curicica. O último a desfilar será o pioneiro entre os blocos da saúde mental no Rio, o Loucura Suburbana. O cortejo será na quinta-feira (16), no Engenho de Dentro, a partir de 17h. Criado em 2001 no Instituto Municipal de Assitência à Saúde (IMAS) Nise da Silveira, o bloco terá concentração uma hora antes em frente ao Instituto.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás