Capital
Serviço gratuito

Novo Castramóvel do Maracanã auxiliará na missão de castrar 100 mil animais

Castramóvel ajudará na meta de chegar a 100 mil animais atendidos gratuitamente. Veja o que é preciso para levar seu bichinho de estimação.

Compartilhe:
09 de junho de 2022
Novo Castramóvel do Maracanã auxiliará na missão de castrar 100 mil animais
Castramóvel faz parte do programa RJPET. Crédito: Luis Alvarenga / Divulgação

A castração dos animais domésticos é tarefa importante no cuidado com os bichinhos. Então, se você precisa castrar o seu pet, olha a dica. Com meta de castrar 100 mil animais até dezembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta quarta-feira (8) mais um Castramóvel.

O veículo adaptado com equipamentos médicos será operado por veterinários e outros profissionais especializados. O Castramóvel, parte integrante do programa RJPET, da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária, Pesca e Abastecimento, ficará parado em frente ao portão 11 do Estádio do Maracanã.

Pessoas físicas têm direito a castrar um animal por mês, por CPF, e os indivíduos protetores e instituições podem receber atendimento para oito animais mensalmente. Um exemplo aconteceu com a ONG Guerreiros Pet, que em 60 dias conseguiu levar mais de 1.300 animais para serem castrados nas unidades do Castramóvel.

“Este projeto traz dignidade para os animais. Só na Baixada Fluminense, existem aproximadamente 700 mil animais, entre cães e gatos, acautelados ou em situação de rua. Precisamos olhar para esta causa. Ficamos felizes de saber que existe um governo que olha com sensibilidade para os animais”, afirmou Luciene Maria, presidente da ONG.

Três unidades do Castramóvel

O primeiro Castramóvel foi instalado na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste carioca. Só nessa comunidade, cinco mil animais foram atendidos. Mais outros dois pólos estão em funcionamento: em Irajá, na Zona Norte, e em Bangu, também na Zona Oeste.

“A castração é o método mais eficaz para reduzir o número de animais nas ruas. O atendimento do Castramóvel é agendado, e, após o procedimento, nós fornecemos o medicamento que o animal precisa tomar após a castração”, explicou Camila Costa, subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro.

Além das unidades móveis, existem 70 clínicas credenciadas pelo governo no estado para o serviço. As inscrições e agendamento devem ser feitos pelo site do programa (https://rjpet.com.br).

“É muito bom quando a gente consegue tirar do papel um projeto importante. A castração é fundamental para o controle e qualidade de vida dos animais. É uma questão de saúde pública. Somos hoje um estado protetor e amigo dos animais. Seguiremos ampliando as políticas públicas nessa área”, ressaltou o governador Cláudio Castro.