Capital
Desenvolvimento

Termo de Cooperação Econômica aproxima Rio e China

Seminário de Promoção da Cooperação Econômica e Comercial Guangdong-Brasil reúne empresários brasileiros e chineses na capital fluminense

Compartilhe:
15 de abril de 2024
Termo de Cooperação Econômica aproxima Rio e China
Empresários reunidos no seminário de cooperação econômica Rio-China

Com o objetivo de estreitar as relações entre o Rio de Janeiro e a província de Cantão (Guangdong) na China, foi realizado nesta segunda-feira (15) o Seminário de Promoção da Cooperação Econômica e Comercial Guangdong-Brasil. O encontro aconteceu no Hotel Sheraton, na Zona Sul carioca. Participaram do evento empresários, representantes de entidades chinesas e do Governo do Estado.

Lideranças do Departamento de Trabalho de Frente Única do Comitê Provincial de Guangdong e Federação das Indústrias abriram o evento, passando a mensagem da importância da parceria comercial e cooperação econômica entre o Rio e a China. Ao final do seminário, foi assinado o termo de cooperação econômica e comercial entre as partes.

“A China está disposta a trabalhar com o Brasil. Com essa cooperação econômica iremos implementar o consenso entre nossos chefes de Estado e promover um futuro compartilhado. Cantão é a mais forte na China, com um centro comercial pungente. São 18 milhões de empresas e entidades, o que representa um sétimo de CNPJs da China. Todos os dias são abertas 10 mim empresas.”, destacou o representante da delegação de Cantão (Guangdong).

Felipe Peixoto, subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio destacou a importância da parceria com a China. “O Rio tem muita sinergia com a China. São 200 anos de muita parceria e será uma aproximação entre a província chinesa e o Rio. É aqui que está a grande parte da extração de petróleo e gás”, disse.

“O Rio não quer referência do seu passado, está se preparando para o futuro. E essa parceria vai dar bons frutos para nosso estado. Estamos entre os dez produtos solares, o Rio é o maior produtor de gás do Brasil. Precisamos ir além. E energias limpas, aproveitar esse potencial.”, ressalta Peixoto.

Cooperação econômica e investimentos no momento certo

Vinicius Farah, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio, também enfatizou o grande momento econômico que vive o Rio. “O Rio é o segundo polo do aço, a segunda maior economia do país. A política de Cláudio Castro é de desenvolvimento e modernização da máquina pública. Através dessa política contabilizamos de forma positiva os números do setor de energia, de novos investimentos”, disse.

“É um reflexo claro desse novo momento econômico. Éramos o vigésimo quarto em geração de empregos e agora estamos em terceiro, após três anos. Quanto à modernização digital estamos em décimo sexto lugar e hoje estamos em terceiro. O estado tem cumprido seu papel. Foram vinte e uma leis modificadas para trazer investimentos e retomar grandes investimentos. O Rio tem o melhor cenário para receber investimentos.”, ressaltou o secretário.

O seminário foi organizado pela Associação de Amizade no Exterior de Guangdong, Federação das Indústrias do Estado de Guangdong (Câmara de Comércio). O evento teve como apoiadores o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Representação Econômica e Comercial da Província de Guangdong no Brasil, Associação Geral dos Chineses de Guangdong no Brasil, Câmara de Comércio de Guangdong no Brasil.

Além de empresários e representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes  líderes do Comitê Provincial de Guangdong; lieranças do Departamento de Trabalho de Frente Única do Comitê Provincial de Guangdong, Federação das Indústrias e pessoal relevante; delegação de representantes econômicos e comerciais de empresas privadas de Guangdong.

Estiveram presentes ainda representantes do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, representação Econômica e Comercial da Província de Guangdong no Brasil, Associação Geral dos Chineses de Guangdong no Brasil, Câmara de Comércio de Guangdong no Brasil, e representantes de empresas privadas de Guangdong.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.