Capital

Termo de Cooperação Econômica aproxima Rio e China

Com o objetivo de estreitar as relações entre o Rio de Janeiro e a província de Cantão (Guangdong) na China, foi realizado nesta segunda-feira (15) o Seminário de Promoção da Cooperação Econômica e Comercial Guangdong-Brasil. O encontro aconteceu no Hotel Sheraton, na Zona Sul carioca. Participaram do evento empresários, representantes de entidades chinesas e do Governo do Estado.

Lideranças do Departamento de Trabalho de Frente Única do Comitê Provincial de Guangdong e Federação das Indústrias abriram o evento, passando a mensagem da importância da parceria comercial e cooperação econômica entre o Rio e a China. Ao final do seminário, foi assinado o termo de cooperação econômica e comercial entre as partes.

“A China está disposta a trabalhar com o Brasil. Com essa cooperação econômica iremos implementar o consenso entre nossos chefes de Estado e promover um futuro compartilhado. Cantão é a mais forte na China, com um centro comercial pungente. São 18 milhões de empresas e entidades, o que representa um sétimo de CNPJs da China. Todos os dias são abertas 10 mim empresas.”, destacou o representante da delegação de Cantão (Guangdong).

Felipe Peixoto, subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio destacou a importância da parceria com a China. “O Rio tem muita sinergia com a China. São 200 anos de muita parceria e será uma aproximação entre a província chinesa e o Rio. É aqui que está a grande parte da extração de petróleo e gás”, disse.

“O Rio não quer referência do seu passado, está se preparando para o futuro. E essa parceria vai dar bons frutos para nosso estado. Estamos entre os dez produtos solares, o Rio é o maior produtor de gás do Brasil. Precisamos ir além. E energias limpas, aproveitar esse potencial.”, ressalta Peixoto.

Cooperação econômica e investimentos no momento certo

Vinicius Farah, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio, também enfatizou o grande momento econômico que vive o Rio. “O Rio é o segundo polo do aço, a segunda maior economia do país. A política de Cláudio Castro é de desenvolvimento e modernização da máquina pública. Através dessa política contabilizamos de forma positiva os números do setor de energia, de novos investimentos”, disse.

“É um reflexo claro desse novo momento econômico. Éramos o vigésimo quarto em geração de empregos e agora estamos em terceiro, após três anos. Quanto à modernização digital estamos em décimo sexto lugar e hoje estamos em terceiro. O estado tem cumprido seu papel. Foram vinte e uma leis modificadas para trazer investimentos e retomar grandes investimentos. O Rio tem o melhor cenário para receber investimentos.”, ressaltou o secretário.

O seminário foi organizado pela Associação de Amizade no Exterior de Guangdong, Federação das Indústrias do Estado de Guangdong (Câmara de Comércio). O evento teve como apoiadores o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Representação Econômica e Comercial da Província de Guangdong no Brasil, Associação Geral dos Chineses de Guangdong no Brasil, Câmara de Comércio de Guangdong no Brasil.

Além de empresários e representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes  líderes do Comitê Provincial de Guangdong; lieranças do Departamento de Trabalho de Frente Única do Comitê Provincial de Guangdong, Federação das Indústrias e pessoal relevante; delegação de representantes econômicos e comerciais de empresas privadas de Guangdong.

Estiveram presentes ainda representantes do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, representação Econômica e Comercial da Província de Guangdong no Brasil, Associação Geral dos Chineses de Guangdong no Brasil, Câmara de Comércio de Guangdong no Brasil, e representantes de empresas privadas de Guangdong.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Hospital da Criança avança nas obras em Volta Redonda

As obras do futuro Hospital da Criança, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade do…

37 minutos atrás

Feira Limpa Nome movimenta economia em Bom Jesus do Itabapoana

A Feira Limpa Nome está movimentando a economia de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte…

1 hora atrás

UFRJ realiza 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza até 15 de novembro, a 22ª…

2 horas atrás

Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2025 atrai cerca de 6 mil inscritos e reforça protagonismo do Secovi Rio e da ABADI no setor

Com quase 6 mil inscritos, 90 expositores e cerca de duas mil pessoas circulando ao…

24 horas atrás

Resíduos recicláveis desperdiçados no Rio somam mais de R$ 2,6 bilhões

Mais de R$2,6 bilhões em resíduos pós-consumo estão sendo subutilizados no Estado do Rio de…

1 dia atrás

“Arte de aMAR” mobiliza estudantes do Rio em defesa dos oceanos

Em sintonia com as discussões globais sobre mudanças climáticas da 30ª Conferência das Nações Unidas…

1 dia atrás