Categorias: CapitalEconomia

Vale do Silício Carioca? Rio inicia obras do Porto Maravalley, hub tecnológico da cidade

O Rio está perto de ter uma versão carioca do Vale do Silício. A prefeitura do Rio lançou nesta quinta-feira (17) o projeto Pomar, o Porto Maravalley, que promete ser um polo de educação e tecnologia no Porto Maravilha, na Região portuária da cidade. Com cerca de 10 mil m², o espaço receberá o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e reunirá startups, investidores e corporações de tecnologia.

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, deu início às obras do galpão na manhã desta quinta-feira (17). Segundo Paes, o Porto Maravalley é um passo fundamental no desenvolvimento da vocação econômica da cidade.

“Não tenho dúvida nenhuma que será um marco no desenvolvimento da cidade e que também vai consolidar, sob o ponto de vista urbano, o papel da região portuária com muitos lançamentos imobiliários e empreendimentos. Podem ter certeza de que, daqui a cinco, dez anos, vamos passar e observar que aqui surgiu um dos maiores centros de conhecimento do nosso país, que é esse hub do Porto Maravalley”, afirmou o prefeito.

Financiado em parceria com a iniciativa privada, o POMAR contará com um investimento público de R$ 30 milhões em obras. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023, quando uma associação de empresas passará a ser responsável por gerir e manter o empreendimento.

Impa Tech no Maravalley

O Impa Tech será a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, hoje focado em mestrado e doutorado. Segundo a Prefeitura do Rio, o curso de excelência em quatro anos terá uma proposta acadêmica inovadora, única no país, com ênfase em Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física integradas entre si. A abordagem “mão na massa” estimulará o engajamento dos estudantes nas atividades, por meio de estágios e projetos industriais.

A seleção dos alunos mais talentosos do Brasil será feita com base na Obmep e em olimpíadas do conhecimento. Os 100 novos estudantes por ano terão alojamento e bolsas de estudo para viver no Rio de Janeiro. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a proposta é oferecer uma graduação em Matemática para tecnologia e inovação.

“A seleção dos alunos vai ser baseada na Obmep, que reúne escolas públicas, o que também ajuda muito a ter um grupo diverso de estudantes vindos de todas as regiões do Brasil, com uma penetração social muito grande”, finalizou Viana.

Assim como outras cidades pelo mundo, o Rio recuperou a Zona Portuária para transformá-la em referência internacional por meio da tecnologia. A criação do hub também fomentou o setor da construção civil, que está investindo na região com seis novos empreendimentos residenciais já licenciados.

Segundo o município, a expectativa é que, nos próximos quatro anos, o Porto Maravilha tenha mais de 13 mil pessoas morando, o que representa um aumento de 45% na população dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

Com a empolgação de quem falou sobre o Porto Maravalley em entrevista ao nosso portal no primeiro semestre, Chicão Bulhões falou que o lançamento é um marco. “Aqui vamos unir a melhor educação, os maiores investidores e empreendedores, e as tecnologias mais avançadas que têm sido produzidas. O Porto Maravalley será a pedra fundamental para um Rio de Janeiro mais inovador, com mais investimentos, geração de riqueza e com o desenvolvimento que, de fato, queremos ver na cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Posts Recentes

União de Maricá vence Série Ouro e chega à elite do Carnaval

Dez anos após sua fundação, a União de Maricá enfim chegou à elite do Carnaval…

2 horas atrás

Deputado Fred Pacheco se candidata ao mandato-tampão

O deputado Fred Pacheco (PMN), irmão gêmeo do presidente do TCE-RJ e ex-deputado Márcio Pacheco,…

7 horas atrás

Prefeitura de Nova Iguaçu proíbe banho em trechos do Rio Guandu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, instalou placas de sinalização proibindo banho, natação…

8 horas atrás

Cabo Frio entre os destinos mais buscados no Carnaval 2026

Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, aparece entre os destinos brasileiros mais buscados para…

10 horas atrás

Carretas de saúde iniciam atendimentos na Zona Oeste e na Baixada

Nesta sexta-feira (20), o Governo do Brasil inicia os atendimentos de duas carretas de saúde…

10 horas atrás

FGTS é liberado por calamidade em Cantagalo e São Sebastião do Alto

A partir desta quinta-feira (19), trabalhadores de Cantagalo e São Sebastião do Alto, cidades da…

10 horas atrás