Categorias: CapitalEducação

Festival de Educação terá apresentação de robótica e realidade aumentada na capital

Localizado no coração do Porto Maravilha, na Praça Mauá, na capital fluminense o Museu de Arte do Rio (MAR) sediará a primeira edição do Festival LED – Luz na Educação, que ocorre na próxima sexta-feira e no sábado (8 e 9 de julho). Com uma programação recheada de novidades, o evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, oficinas, experimentações, feira de startups, exposições, intervenções artísticas e trocas de conhecimento.

Uma das participações especiais do Festival de Educação será da Escola Firjan SESI, com a robótica, e da Firjan SENAI, com demonstrações de realidade aumentada e impressora 3D. Trata-se de uma verdadeira imersão no mundo da educação e da tecnologia para estimular práticas inovadoras entre estudantes, professores e curiosos.

“O Festival LED busca impulsionar a robótica a partir da união de saberes em prol do desenvolvimento científico e tecnológico. O que queremos, nesse evento, é mostrar muito mais do que a ação dos robôs, mas, sim, apresentar que a educação com a robótica proporciona aos alunos aprendizado do trabalho colaborativo, da pesquisa científica, do design, da ciência e da engenharia”, enfatiza Simone Caires, analista de Educação da Firjan.

Entre os presentes no Festival de Educação, estarão as equipes Fênix Robots e Robots Furious, que representarão a Escola Firjan SESI na FIRST Lego League (FLL), além da Alpha Technology e Alpha Byte, que concorrem na modalidade da FIRST TECH Challenge (FTC).

Com a Firjan SENAI o público poderá vivenciar experiências sensoriais com óculos de realidade aumentada e simuladores de realidade virtual, além de acompanhar demonstração de impressões em 3D. A proposta do evento é amplificar ainda mais o potencial de iniciativas educacionais, para conversas mais aprofundadas e debates de alto nível sobre os múltiplos temas que permeiam a educação do futuro no Brasil.

Promoção do Festival de Educação

O evento é promovido pela Rede Globo e pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma “Educação 360 – Conferência Internacional de Educação”, da Editora Globo.

O acesso é totalmente gratuito e a programação contempla diversos workshops, exposições, palestras, oficinas e experimentações em museu que tem como objetivo repensar o futuro da educação e uma reflexão sobre como aprender com diversão, criatividade e inovação.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

9 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás