Localizado no coração do Porto Maravilha, na Praça Mauá, na capital fluminense o Museu de Arte do Rio (MAR) sediará a primeira edição do Festival LED – Luz na Educação, que ocorre na próxima sexta-feira e no sábado (8 e 9 de julho). Com uma programação recheada de novidades, o evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, oficinas, experimentações, feira de startups, exposições, intervenções artísticas e trocas de conhecimento.
Uma das participações especiais do Festival de Educação será da Escola Firjan SESI, com a robótica, e da Firjan SENAI, com demonstrações de realidade aumentada e impressora 3D. Trata-se de uma verdadeira imersão no mundo da educação e da tecnologia para estimular práticas inovadoras entre estudantes, professores e curiosos.
“O Festival LED busca impulsionar a robótica a partir da união de saberes em prol do desenvolvimento científico e tecnológico. O que queremos, nesse evento, é mostrar muito mais do que a ação dos robôs, mas, sim, apresentar que a educação com a robótica proporciona aos alunos aprendizado do trabalho colaborativo, da pesquisa científica, do design, da ciência e da engenharia”, enfatiza Simone Caires, analista de Educação da Firjan.
Entre os presentes no Festival de Educação, estarão as equipes Fênix Robots e Robots Furious, que representarão a Escola Firjan SESI na FIRST Lego League (FLL), além da Alpha Technology e Alpha Byte, que concorrem na modalidade da FIRST TECH Challenge (FTC).
Com a Firjan SENAI o público poderá vivenciar experiências sensoriais com óculos de realidade aumentada e simuladores de realidade virtual, além de acompanhar demonstração de impressões em 3D. A proposta do evento é amplificar ainda mais o potencial de iniciativas educacionais, para conversas mais aprofundadas e debates de alto nível sobre os múltiplos temas que permeiam a educação do futuro no Brasil.
O evento é promovido pela Rede Globo e pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma “Educação 360 – Conferência Internacional de Educação”, da Editora Globo.
O acesso é totalmente gratuito e a programação contempla diversos workshops, exposições, palestras, oficinas e experimentações em museu que tem como objetivo repensar o futuro da educação e uma reflexão sobre como aprender com diversão, criatividade e inovação.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…