Capital
Cultura

Capital ganha sala de leitura que terá até delivery gratuito de livro

Sala de Leitura Alfredo Machado, que funcionará em Copacabana, na Sala Baden Powell, terá serviço gratuito de entrega ainda neste mês.

Compartilhe:
16 de janeiro de 2023
Capital ganha sala de leitura que terá até delivery gratuito de livro
A nova sala de leitura terá acervo de 1,2 mil obras.

A Prefeitura do Rio inaugura nesta segunda-feira (16) um novo espaço de leitura na cidade. Localizada em Copacabana, na Zona Sul da capital, a Sala de Leitura Alfredo Machado, que funcionará dentro da Sala Baden Powell, contará com um acervo de 1,2 mil obras e terá até um serviço gratuito de entrega de livros em casa.

O nome do espaço é uma homenagem ao centenário do editor Alfredo Machado, criador da Editora Record, que forneceu o acervo disponível na sala. Consagrado editor de alguns gigantes da literatura nacional como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Jorge Amado, entre outros, Alfredo Machado defendia a democratização do acesso ao livro. Ele também abriu o caminho para os editores brasileiros nas grandes feiras internacionais.

Essa é mais uma biblioteca reinaugurada pelo município desde 2021. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa é uma forma de incentivar a leitura na cidade. Entre os locais reabertos estão a biblioteca Cecília Meireles, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá; a Machado de Assis, em Botafogo, e a Marques Rebelo, na Tijuca, além do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz.

Sala de leitura terá delivery de livros

De acordo com o município, ainda neste mês de janeiro, a Sala de Leitura Alfredo Machado disponibilizará a entrega gratuita de livros a domicílio. O delivery, uma ação inédita da SMC e da Ceji Consultoria e Negócios, em parceria com a Bike Ciclo Courier, será feito de bicicleta, de terça a sábado, das 9h às 18h, atendendo os moradores do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon.

Os interessados poderão fazer a solicitação via Whatsapp, cujo número ainda está em definição e será divulgado pela SMC. A data de devolução do livro emprestado  irá variar de acordo com a espessura do livro e a data do empréstimo.

“A iniciativa faz parte de uma política de fomento à leitura, disseminação da informação, ampliação do conhecimento e facilitação da mobilidade, tendo em vista que a Sala de Leitura Alfredo Machado está localizada em Copacabana, bairro com a maior população idosa da cidade do Rio de Janeiro”, diz Sinara Rúbia, escritora e gerente de Livro e Leitura da SMC.