A população do Rio de Janeiro terá dois novos locais para doar sangue na cidade do Rio. O Governo do Estado anunciou a abertura de dois novos postos avançados do Hemorio, um no Hospital Eduardo Rebaelo, em Campo Grande, e outro no Shopping Aerotown, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital. A novidade veio durante a campanha Junho Vermelho, com o objetivo garantir mais vidas salvas por meio de doações de sangue.
Durante este mês, o Hemorio disponibiliza oito postos móveis de coleta espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. Com um investimento de R$ 5 milhões em melhorias e equipamentos, coordenado pela Fundação de Saúde (FS), o Hemorio busca aprimorar os serviços e oferecer mais conforto aos doadores. O governador Cláudio Castro destacou a importância do engajamento da população nas campanhas de doação.
“Investimos para melhorar os serviços prestados pelo hemocentro e dar mais conforto aos doadores. Mas precisamos desse apoio da população, que só precisa ir aos postos fazer a sua doação, num gesto de solidariedade com o próximo. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, destacou.
O Governo do Estado destacou que o Hemorio passa por um processo de modernização que incluiu a aquisição de novas poltronas de doação, o que permite ampliar as coletas. Segundo a Estado, foram adquiridas máquinas para hemocultura ultrarrápida, kits para inativação de patógenos em plaquetas e plasma, citômetro de fluxo para provas de compatibilidade pré-transplantes de órgãos, entre outros equipamentos.
Hoje o Hemorio atende a mais de 200 unidades de saúde na capital, abastecendo emergências, maternidades e hospitais, informa a instituição. Anualmente, o instituto tem capacidade para coletar mais de 100 mil bolsas de sangue, mas é fundamental manter os estoques sempre disponíveis por meio da doação da população.
Como doar sangue
Para facilitar o acesso à doação de sangue, o Hemorio disponibiliza uma lista de locais e horários dos postos descentralizados espalhados pela cidade. Para doar é preciso apresentar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, porém sem refeições pesadas nas três horas que antecedem a doação. Informações sobre os locais de doação estão no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/)
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…