Um novo circuito de arte e cultura estreou neste sábado na Zona Norte da capital fluminense, com 15 atrações em diversos pontos do bairro de Madureira. As atrações ocuparam espaços como a Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira Mestre Monarco, a Praça Paulo da Portela e o Viaduto Negrão de Lima. O Madureira de Portas Abertas, como é chamado o circuito, será realizado novamente em mais quatro sábados: 5/11, 12/11 e 19/11.
Nesta estreia do projeto, foi aberta a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros – Ocupação MAR”, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Moreira Salles. A visitação é gratuita, de 9h às 18h. Na programação, destaque também para um penetrável inédito de Hélio Oiticica, instalado na parte externa da Arena Fernando Torres, para visitação.
Zonas de Cultura Madureira
O circuito, executado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), é um dos três editais do Zonas de Cultura Madureira. O programa, da Secretaria Municipal de Cultura investirá, este ano, R$ 1,5 milhão em ações culturais no tradicional bairro carioca.
As atrações ao longo dos próximos sábados incluem, ainda, roda de samba e baile charme no Viaduto Negrão de Lima, além de desfile de bate-bolas pelo bairro e tour guiado no bairro. A programação completa foi disponibilizada no perfil da Secretaria de Cultura no Instagram: @cultura_rio.