Capital
Transportes

O Meio Ambiente agradece. CET-Rio implementa ciclofaixa experimental no Centro

Implementação da ciclofaixa no trecho da Praça da República à Avenida Rio conscientiza sobre a importância do modal para o Meio Ambiente.

Compartilhe:
05 de junho de 2022
O Meio Ambiente agradece. CET-Rio implementa ciclofaixa experimental no Centro
Ciclofaixa ligará a Praça da República à Avenida Rio Branco. Crédito: Prefeitura do Rio

A Semana do Meio Ambiente, cujo Dia D é celebrado neste domingo, será marcada por diversas iniciativas no estado. Uma delas é uma ciclofaixa experimental que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO) implementará no trecho que liga a Praça da República à Avenida Rio Branco, na capital fluminense.

A operação que acontecerá a partir desta segunda-feira até a próxima sexta-feira, sempre de 7h às 19h, passará pelas ruas dos Inválidos, Senado e Lavradio e avenidas República do Chile e Almirante Barroso. A criação da ciclofaixa promove a conscientização, o engajamento e a experimentação dos benefícios do uso das vias por ciclistas e incentivar o uso da bicicleta como modo de transporte sustentável.

A ciclofaixa temporária será um teste para a implementação futura de parte da conexão cicloviária entre a Tijuca e o Centro, bastante solicitada pelos usuários e por técnicos nas oficinas do Plano de Expansão Cicloviária. A CET-RIO aproveitará a operação para realizar contagens de bicicletas e análise do impacto no trânsito para embasar o projeto definitivo.

A ciclofaixa experimental faz parte do Distrito de Baixa Emissão do Centro, que visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa na região. Além do incentivo ao uso da bicicleta nos deslocamentos e nas atividades de logística, a iniciativa prevê a melhoria dos espaços públicos através de requalificações sustentáveis com foco nos pedestres e ciclistas e o incentivo aos modos de transportes não poluentes.

A criação da ciclofaixa interdita parcialmente as seguintes vias:

  • Praça da República, pista da esquerda, no trecho entre a Rua da Constituição e a Rua Visconde do Rio Branco;
  • Rua dos Inválidos, entre a Rua do Senado e a Rua Visconde do Rio Branco
  • Rua do Senado, sendo uma faixa junto ao lado direito da via, no trecho entre a Rua do Lavradio e a Rua dos Inválidos;
  • Rua do Lavradio, pista da direita, sendo uma faixa junto ao lado direito da via, no trecho entre Avenida República do Chile e a Rua do Senado;
  • Avenida República do Chile, no sentido Castelo, sendo uma faixa junto ao canteiro central, entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas;
  • Avenida Almirante Barroso, no sentido Castelo, sendo uma faixa junto ao canteiro central, no trecho entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco.

O estacionamento de veículos será proibido nas seguintes vias:

  • I – Praça da República, entre a Rua da Constituição e a Ruar Visconde do Rio Branco;
  • II – Rua dos Inválidos, entre a Rua do Senado e a Rua Visconde do Rio Branco;
  • III – Rua do Senado, entre a Rua do Lavradio e a Rua dos Inválidos;
  • IV – Rua do Lavradio, entre Avenida República do Chile e a Rua do Senado;
  • V – Avenida República do Chile, ambas as pistas, no trecho entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas;
  • VI – Avenida Almirante Barroso, ambas as pistas, no trecho entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco.