Capital
Capital

Projeto Encontro do Violão Brasileiro fica até 14 de setembro no CCBB Rio.

Após estreia nesta semana, Encontro do Violão Brasileiro fica no Centro Cultural Brasileiro até 14 de setembro, com shows às quartas-feiras.

Compartilhe:
25 de agosto de 2022
Projeto Encontro do Violão Brasileiro fica até 14 de setembro no CCBB Rio.
As apresentações são sempre às 19h30.


Até 14 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da capital fluminense, receberá às quartas-feiras a 1ª edição do Encontro do Violão Brasileiro. A série de apresentações que já passou por Belo Horizonte (MG) vai para Brasília e São Paulo após estadia no Rio. Os shows acontecem sempre às 19h30, no Teatro II.

O projeto é idealizado e apresentado por Thiago Delegado, violonista, compositor, arranjador e pesquisador e tem com curadoria e coordenação geral de Renata Chamilet. O objetivo é fazer uma grande reverência a esse jeito de tocar que o Brasil exporta.

A programação inclui apresentações de Delegado com sete violonistas de peso: Juarez Moreira, Hélio Delmiro, Nelson Faria, Márcia Taborda, Marco Pereira, Alexandre Gismonti e Luís Leite. A ideia é não repetir convidados, ou seja, a pessoa que toca em uma capital não toca em outra praça, fazendo um intercâmbio de cidades.

“A gente convidou violonistas da velha geração, da geração intermediária e da nova geração. Chamamos violonistas mulheres, inserindo-as no contexto do violão solo no Brasil, ainda pouco explorado, mas que já teve violonistas como Rosinha de Valença, que é um grande expoente na história do violão brasileiro. São artistas que continuam a escrever a história do violão” afirmou.

Programação do Encontro do Violão

Após estreia com o mineiro Juarez Moreira e o carioca Hélio Delmiro, no dia 31 será a vez do também mineiro Nelson Faria. No dia 7 de setembro, estarão reunidos o paulistano Marco Pereira e o carioca Alexandre Gismonti e, no dia 14, os cariocas Luís Leite e Márcia Taborda.