Marca do relacionamento com a comunidade nas primeiras gestões municipais do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, as Naves do Conhecimento continuam a ser reativadas após anos de abandono. Neste sábado, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) reabriu a Nave do Conhecimento da comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade.
O objetivo da nave do conhecimento, que conta com ambientes multiuso e interativos de alta tecnologia, é incentivar a busca por novos conhecimentos e promover dinâmica social para a população da comunidade e estimular o aprendizado sobre novas tecnologias.
A Nave da Nova Brasília fechou ao público em 2018 e permaneceu inativa durante a pandemia de Covid-19. Na Nave do conhecimento a comunidade tem acesso a opções de cursos, oficiais, visitas virtuais e lazer, tudo de forma gratuita.
Nova gestão na nave do conhecimento
Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento. O objetivo é efetuar nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos.
Em dezembro do ano passado, as Naves do Conhecimento do Engenhão e de Madureira voltaram a receber o público. Os outros seis equipamentos, que ficam Zonas Norte e Oeste, também serão reativados em Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha e Triagem.