Capital Político
Capital Político
Coluna

Deputado propõe criação do Dia de Combate ao Terrorismo

A coluna Capital Político destaca deputado quer transformar dia da invasão do Hamas a Israel em marco do combate ao Terrorismo.

Compartilhe:
19 de outubro de 2023
Deputado propõe criação do Dia de Combate ao Terrorismo
Deputado Anderson Moraes (PL) quer dia de combate ao terrorismo.

O deputado Anderson Moraes (PL) é o autor do projeto de lei para que o dia 7 de outubro seja reconhecido como Dia Estadual do Combate ao Terrorismo. A medida é uma resposta ao ataque do grupo armado Hamas a Israel, que deixou mais de mil mortos e 2 mil feridos na madrugada de 7 de outubro. Para o parlamentar, é preciso alertar a população sobre os males realizados por grupos fundamentalistas religiosos, ideológicos e políticos.


Moção de repúdio

O deputado estadual Filippe Poubel (PL) apresentou moção de repúdio na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, contra o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (MDB), que foi preso em flagrante por injúria racial, acusado por uma funcionária de uma padaria de chamá-la de “negrinha”. Parlamentares de diferentes partidos acataram subscrevendo a moção.


Cancelamento de contratos de saúde

A Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) pode realizar audiência pública para cobrar explicações de operadoras de saúde devido a denúncias de cancelamentos de contratos que assistem pessoas com autismo e deficiências. A audiência foi pedida pelo deputado Léo Vieira (PL).


Homenagem

O deputado Rosenverg Reis (MDB) é o autor do projeto de lei que presta homenagem ao Bispo Dom Mauro Morelli, batizando com o nome dele o Restaurante do Povo de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


Passe livre para atletas

O deputado estadual Rodrigo Amorim está defendendo a emissão do passe livre nos transportes interestaduais para atletas amadores de modalidades olímpicas, paralímpicas, bem como as compreendidas nos Jogos Estudantis (JEBs), Universitários (JUBs) e intercolegiais.


Zero à esquerda

“O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática”, de Sergio Moro, criticando mais uma vez o posicionamento do presidente Lula sobre os ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel.


Prorrogação

Os deputados estaduais resolveram prorrogar por 60 dias a CPI destinada a apurar as causas e formas de prevenção e combate dos casos de violência cibernética contra as mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Os membros da comissão, presidida pela deputada Martha Rocha (PDT), afirmam que a prorrogação se deve à complexidade da matéria e aos vários documentos requisitados que ainda estão sendo recebidos pela comissão, que servirão de base na elaboração do relatório final.


Troca troca

As coisas estão andando rápido mesmo, Davi Alcolumbre, já almejando voltar a presidência do Senado, em 2025, começa estudar a possibilidade de mudança de partido. Atualmente no União, o senador amapaense acredita que seu partido murchou, enquanto o MDB inflou.


Sem conversa com 9 dedos

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu não quer conversar com o presidente Lula. O premiê não atendeu a um telefonema do presidente brasileiro e está indignado com a relação do petista com o grupo Hamas.


Falta de sensibilidade

Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil, em entrevista disse que seu país não concorda com a posição do governo do Brasil que se mostrou insensível com a execução de civis, incluindo bebês. Mais: Zonshine disse que mais uma vez o Brasil não ficou ao lado dos bons, e repete seu erro como fez na guerra da Ucrânia-Rússia.


Até ministros

Dois ministros de Lula, Paulo Pimenta (Comunicação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) estavam entre os parlamentares que assinaram o manifesto contra a secretária britânica. Da lista ainda constam os deputados petistas Zeca Dirceu (PR), Erika Kokay (DF), Professora Rosa Neide (MT), Ênio Verri (PR), Helder Salomão (ES), Nilto Tatto (SP), Padre João (MG) e Paulão (AL). Ainda Lula: ele chamou de “falecimento” a morte de um brasileiro atingido pelos radicais do Hamas.


Eita Bahia: 203 tiroteios

Em setembro, Salvador registrou 203 tiroteios – uma média de um a cada três horas e meia. O levantamento é do Instituto Fogo Cruzado, que registrou a morte de 143 pessoas e outras 43 feridas com as trocas de tiros na cidade. A maior parte dos tiroteios nasceu em operações policiais (74), disputa entre grupos armados (20) e perseguições (1), que paralisaram o funcionamento de partes de Salvador em determinados momentos do dia.


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.