Capital Político
Capital Político
Coluna

Câmara do Rio pode vetar homenagem de Eduardo Paes a Pelé

Coluna Capital Político desta semana destaca possibilidade, quase impossível, de veto à homenagem de Eduardo Paes ao rei Pelé.

Compartilhe:
05 de janeiro de 2023
Câmara do Rio pode vetar homenagem de Eduardo Paes a Pelé
O prefeito Eduardo Paes homenageou Pelé rebatizando a Avenida Radial Oeste

O prefeito Eduardo Paes homenageou Pelé rebatizando a Avenida Radial Oeste, que passa pelo Estádio do Maracanã. Ela passou a se chamar Avenida Rei Pelé. Uma justa homenagem. Mas na Câmara Municipal do Rio tramita um projeto de lei, assinado por sete vereadores, dando a via o nome de Avenida Radial Oeste Luiz Paulo da Cruz Nunes, o estudante morto em 1968, em uma manifestação contra a ditadura em frente à antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG), hoje UERJ. O Projeto de Lei só vai ser discutido em fevereiro, na volta do recesso.


Não largam do Pé

Washington Reis foi nomeado secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana

Washington Reis (MDB) não terá vida fácil na Secretaria estadual de Transportes e Mobilidade Urbana. E nem são os projetos da pasta que lhe causam tanta preocupação. Mas sim os muitos pedidos que já tramitam pedindo sua exoneração do cargo, já que ele foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).


Terceira troca

Marcelo Freixo pretende trocar pelo partido pela terceira vez e entrar no PT

Depois da vergonhosa derrota para Cláudio Castro no primeiro turno, Marcelo Freixo (PSB) conseguiu ser indicado para a Embratur e decidiu trocar de partido pela terceira vez. Ele já tinha trocado o Psol pelo PSB e agora quer ingressar no PT.


Boquinha

Resta saber se a indicação de Freixo para a presidência da Embratur foi feita pelo PSB. Se for assim, ele corre o risco de perder a boquinha caso mude mesmo de partido.


Sapo barbudo

Em algum momento, alguém ouviu Lula falar em combate à corrupção em seu discurso? Como diria o ex-governador Brizola, “algo há?” Brizola apelidou Lula de Sapo Barbudo e até disse que era preciso engolir sapo na política.


Suplentes de última hora

Ainda presidindo a Alerj, André Ceciliano (PT), deu posse a cinco suplentes que vão ocupar este mês apenas as vagas dos titulares que foram ocupar cargos no Governo Cláudio Castro. Se não houver convocação de sessão extraordinária, os “novos” deputados nem vão pisar no plenário da Alerj.


Nada de projeto de lei

Os “novos” deputados não poderão nem apresentar projetos de lei, já que o protocolo responsável pelo recebimento das propostas dos deputados não funciona durante o recesso parlamentar.


Sem comentários

Ninguém do grupo político de Eduardo Paes comentou a não indicação de Pedro Paulo (PSD) para o Ministério do Turismo. O nome do deputado era o primeiro da lista. A vaga ficou com Daniela do Waguinho. Aliás, ninguém deixou a Prefeitura do Rio para ingressar no Governo Lula.


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.