Capital Político
Capital Político
Coluna

Vereadora denuncia gastos excessivos no transporte na capital do Rio

A coluna Capital Político desta semana destaca denúncia da vereadora Teresa Bergher e o foco no combate ao feminicídio no estado do Rio.

Compartilhe:
12 de janeiro de 2023
Vereadora denuncia gastos excessivos no transporte na capital do Rio
A vereadora Teresa Bergher estuda ação no MP contra o prefeito Eduardo Paes.

A vereadora Teresa Bergher (Cidadania) denuncia que a Prefeitura do Rio está pagando R$ 1,3 milhão por dia para as empresas de ônibus. Segundo a vereadora, com tanto investimento não se justifica o aumento das passagens, ao contrário, ela deveria ser de graça, como é em Maricá, onde o governo municipal custeia integralmente as passagens. A vereadora estuda uma ação no Ministério Público contra o prefeito Eduardo Paes por causa dos gastos.


Girafas em cativeiro

Até hoje a secretaria municipal de Proteção Animal não se pronunciou sobre as 18 girafas, que foram trazidas da África para o bioparque do Rio de Janeiro e permanecem em cativeiro em Mangaratiba. Três delas já morreram.


Atração em resort

Andam dizendo que as girafas já viraram atração do Portobello Safari, um resort de luxo da Costa Verde.


Combate ao feminicídio

Deputado estadual Anderson Alexandre (SDD) apresentou emendas sobre o combate ao feminicídio.

O deputado estadual Anderson Alexandre (SDD) elogia a decisão do governador Cláudio Castro (PL) de incluir o combate ao feminicídio como política de estado, com ações de enfrentamento. O parlamentar, inclusive, apresentou emendas de prioridade ao orçamento de 2023 para a implantação de delegacias especializadas de atendimento à mulher em seis municípios do interior do Rio de Janeiro: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.


Revisão de datas

A decisão de separar em um mês a posse dos eleitos para o executivo da data da posse dos eleitos para o legislativo precisa ser revista. Imaginem o que teria acontecido em Brasília se bolsonaristas tivessem uma ampla maioria no Congresso? Os deputados eleitos em outubro, junto com o presidente Lula, só tomam posse no dia 1º de fevereiro.


Efeito cascata I

A segurança em torno da sede da Alerj será reforçada no dia 1º de fevereiro, quando os deputados estaduais eleitos em outubro tomarão posse.


Efeito cascata II

Cidades de todo o país reforçaram suas forças de segurança temendo, em seus territórios, novos atos contra a democracia.



A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.