Eduardo Paes deu posse aos membros do Conselho da Cidade. Crédito: Beth Santos / Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio realizou nesta quinta-feira cerimônia no Morro do Adeus, no Completo do Alemão, na Zona Norte da cidade, para empossar os conselhos que vão integrar o Conselho de Favelas da Cidade, iniciativa inédita que acompanhará políticas públicas e ações voltadas para os territórios e levará vozes e ideias das comunidades para o debate público.
“Precisamos fazer com que esse conselho faça as discussões necessárias e seja provocador das ações da prefeitura, para que as favelas sejam priorizadas. É muito importante que os conselheiros olhem para o futuro, para respaldar as ações e práticas de governo nas favelas, exigindo que os serviços municipais funcionem de fato. Precisamos também de um compromisso da prefeitura, que reserve uma parte significativa do orçamento para políticas públicas em escala, como é, por exemplo, o caso das clínicas da família”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Os 20 integrantes do Conselho de Favelas vão sugerir ações para melhorar a qualidade de vida dos cariocas, principalmente dos moradores de comunidades. Desta forma, o Conselho de Favelas atuará em conjunto com diversas secretarias, como a de Ação Comunitária, que tem por objetivo atender prioritariamente os moradores das comunidades, na busca por aproximá-los da gestão municipal.
“A criação do Conselho, ação inédita no país, é um compromisso da prefeitura com as favelas. E um passo significativo aos interesses de seus moradores. Política pública para comunidades se faz ouvindo a população e não atrás de uma mesa dentro de um gabinete”, disse a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, que presidirá o Conselho de Favelas.
Já os conselheiros do poder público são:
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…