Categorias: Capital

Prefeitura do Rio inicia demolição de prédio da Gama Filho para construir o Parque Piedade

A Prefeitura do Rio iniciou, nesta terça-feira (18), a demolição do primeiro prédio da antiga Universidade Gama Filho para a construção do Parque Piedade, na Zona Norte da capital fluminense. O espaço de aproximadamente 18 mil metros quadrados será transformado no Parque Piedade.

Após oito anos de abandono, a Prefeitura do Rio, no ano passado, começou o processo de desapropriação dos imóveis do terreno que era da Gama Filho. Após conseguir a posse desse primeiro prédio, deu início à demolição, enquanto segue os trâmites judiciais para ter a propriedade dos demais.

“Essa primeira demolição simboliza o início do resgate do orgulho suburbano no bairro de Piedade. Uma região que, desde os anos 50, funcionava com universidade e chegou a possuir 30 mil alunos. Esse abandono de uma área privada virou um problema público e o prefeito Eduardo Paes mostrou interesse em resgatar esse espaço. O começo desse processo de construção com a demolição não só efetiva uma mudança no campo real, mas também no campo simbólico. Qualquer carioca que não tenha sido aluno da faculdade tem um familiar ou conhecido que teve uma história na Universidade Gama Filho. Eu mesmo não fui aluno, mas já disputei torneios esportivos nesse complexo”, destacou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz. 

Paralelamente ao início da demolição dos prédios antigos da Gama Filho, o projeto do Parque Piedade está sendo elaborado por uma empresa contratada pela Secretaria de Infraestrutura. A previsão da prefeitura é entregar o projeto do parque na segunda quinzena de dezembro e as obras tenham início no segundo semestre de 2023.

Parque Piedade substitui ruínas da Gama Filho

O projeto prevê áreas de lazer e um centro cultural, esportivo e educacional em parceria com a FecomércioRJ. O Parque também terá horta urbana, espaço para feiras e eventos, parCão, academia, pista de skate, campo de futebol, parque infantil, entre outros atrativos para os moradores e frequentadores. 

“O Parque que a Prefeitura vai construir aqui segue muito os moldes do Parque Madureira, que também ajudou muito a revitalizar totalmente uma região abandonada à época aqui também na Zona Norte. Mas o Parque Piedade irá além. Também vai manter a vocação educacional e histórica do local firmando, em breve, uma parceria com a Fecomércio. Vamos ter atividades esportivas, educacionais e culturais no antigo complexo”, completou Diego Vaz.

O entorno será revitalizado através de reurbanização das vias com melhoria de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

9 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

9 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

12 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

14 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás